Produção de eletrônicos cresce 18,5% no primeiro semestre
A produção do setor eletroeletrônico cresceu 3,1% no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE e agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
O incremento do setor eletroeletrônico foi superior ao verificado na indústria geral (+0,6%) e na indústria de transformação, que recuou 0,2%. O aumento da produção da indústria eletroeletrônica ocorreu em função da alta de 18,5% na área eletrônica, uma vez que a indústria elétrica recuou 7,1%.
No mês de junho, a produção industrial do setor eletroeletrônico recuou 2,2% em relação a junho de 2016. A queda foi decorrente da retração de 10,7% na produção da indústria elétrica, uma vez que a área eletrônica aumentou 11% em relação a junho do ano passado. Na comparação com maio, com ajuste sazonal, a retração foi de 3,3%, resultado de uma queda de 1,9% na área elétrica e de 4,9% na eletrônica.
No acumulado dos últimos 12 meses, a produção da indústria eletroeletrônica aumentou 0,5%. Colaborou o desempenho da indústria eletrônica (+9,2%), uma vez que a área elétrica diminuiu 5,8%. (Com assessoria de imprensa)