Produção da indústria eletroeletrônica segue em queda

Índice recuou 7,6% comparando-se julho deste ano com julho de 2015. Maior redução aconteceu na área de equipamentos de informática.

grafico-negativo-seta-executivo-descendoA produção física da indústria elétrica e eletrônica recuou 7,6% em julho, em relação ao mesmos mês de 2015. Essa retração foi consequência do recuo de 13,6% da indústria eletrônica e da queda de 3,1% da produção da indústria elétrica. A maior redução na área eletrônica ocorreu na produção de equipamentos de informática e periféricos, que atingiu 29,7%. E na área elétrica, destacou-se a retração de 11,3% nas lâmpadas e outros equipamentos de iluminação. Por outro lado, verificou-se incremento de 28,2% na produção de equipamentos de comunicação.

No acumulado de janeiro-julho de 2016, a produção industrial do setor eletroeletrônico diminuiu 17,5% em relação ao igual período do ano passado. Neste período, a produção da indústria eletrônica recuou 25,7%, em função das quedas em todos os seus subsetores, destacando a fabricação de equipamentos de informática e periféricos (-32,4%).

No acumulado dos últimos 12 meses do ano, a queda da produção da indústria eletroeletrônica atingiu 21,1%. Em julho de 2016, a produção da indústria eletroeletrônica (+2,7%) apontou taxa de crescimento superior à atingida pela indústria geral (+0,1%) ao comparar com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Esse comportamento também foi verificado em junho de 2016, quando a produção de bens eletroeletrônicos ampliou-se 3,0% e a indústria geral cresceu 1,3%, ambos comparados ao mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal (considerando a revisão mensal do IBGE).

Porém em relação a julho do ano passado, a retração da produção do setor (-7,6%) foi mais expressiva do que o recuo da indústria geral (-6,6%). No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, a queda da produção do setor (-17,5%) permaneceu mais acentuada do que a da produção da indústria geral (-8,7%) e a da indústria de transformação (-8,0%), comparadas com o mesmo período de 2015. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575