Processador da Qualcomm vai rodar sistema operacional da Microsoft

Linha Snapdragon vai conseguir lidar com o Windows 10 a partir do próximo ano. Empresas não confirmam, porém, se intenção é buscar fatia do mercado de smartphones.

comput 02A fabricante de chips para dispositivos móveis Qualcomm e a Microsoft comunicaram nesta quinta-feira, 08, que vão desenvolver tecnologia para que o sistema operacional Windows 10 seja compatível com aparelhos que usam o chip Snapdragon, linha mais importante da Qualcomm.

Na prática, o Windows 10, desenhado para rodar apenas em computadores com chips x86 ou x64, passará a funcionar em qualquer aparelho que use um chip de arquitetura ARM, geralmente usada em smartphones e tablets. Segundo as empresas, os programas mais conhecidos, como aqueles de criação profissional da Adobe (Photoshop) e da própria Microsoft (Office) poderão ser usados, além de games.

As empresas não confirmaram, no entanto, o lançamento de smartphones ou tablets com Windows 10. Pelo contrário. No comunicado, frisam que computadores rodando Windows 10 sobre chips Snapdragon serão lançados em algum momento em 2017. A parceria poderia resultar em notebooks de baixíssimo consumo de energia.

 

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4427