Primeiras escolas conectadas com recursos do 5G serão entregues em novembro
A data exata para o início dos projetos pilotos de conectividade em escolas públicas com recursos do leilão 5G ainda não está fechada. Ontem, 16, o GAPE, grupo da Anatel que supervisiona os trabalhos da EACE, entidade criada pelas operadoras para realizar as conexões, recebeu proposta de um cronograma preliminar, não definitivo.
A EACE informou que as entregas de escolas conectadas devem acontecer entre novembro deste ano e março de 2023. O prazo depende do resultado de RFPs que ainda vão ser colocadas no mercado para aquisição dos serviços e equipamentos e da agilidade de licenciamento das obras nas prefeituras.
A previsão desagradou o presidente do GAPE e conselheiro da Anatel, Vicente Aquino. Ele manifestou seu descontentamento com a proposta e cobrou agilidade para conexão o mais rápido possível das escolas.
Não houve deliberação. A reunião terminou com a expectativa de que a EACE compartilhe mais detalhes do andamento dos trabalhos com os grupos técnicos. A próxima reunião do GAPE, em que deve haver deliberação sobre os prazos, acontece dia 30 de agosto.
O Tele.Síntese apurou que representantes das operadoras alertaram para o tamanho dos pilotos, que envolvem não apenas ativar um acesso fixo de fibra óptica em 181 escolas, mas a implantação de uma rede pedagógica WiFi, construção de salas de computação e equipagem dos laboratórios.
A EACE alertou que ainda vai analisar se há rede de fibra próxima às escolas, ou se deverá executar obras no entorno e buscar acesso no backhaul óptico que chega às cidades. O mapeamento das condições locais não começou.
O valor necessário para executar os pilotos é de R$ 46,75 milhões, incluindo a conexão de escolas rurais distantes mais de 20 Km de redes de fibra e pagamento do acesso em banda larga na instituição de ensino por 36 meses.
O piloto prevê 181 escolas sejam conectadas utilizando-se os recursos vindos do leilão do 5G, em 10 cidades – duas para cada região do país:
- Norte: Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO)
- Nordeste: Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE)
- Centro-Oeste: Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO)
- Sudeste: Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ)
- Sul: Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR)
Os municípios com maior número de escolas selecionadas são Cavalcante e Berilo, com 24 cada um. Já a que tem menos unidades é Entre Rios, com dez.
Os critérios de seleção das escolas beneficiadas levou em conta, entre outros pontos, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o percentual de alunos desconectados, a densidade de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e a localização diferenciada (em terras indígenas, quilombolas ou em assentamentos), foram os critérios iniciais.