Presidente da FCC cancela participação na CES após receber ameaças
Ajit Pai, presidente da Federal Communications Commission (FCC), autarquia que regula as telecomunicações nos Estados Unidos, cancelou a participação que faria na abertura da Consumer Electronics Show (CES). A feira de tecnologia começa no próximo dia 9, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A participação dos presidentes da FCC na CES é quase uma tradição. Durante o evento, eles costumam defender a agenda que vão perseguir para o ano. Outros integrantes da agência, no entanto, irão à feira.
O motivo oficial da ausência de Pai não foi divulgado pela autarquia. Informações obtidas por diferentes jornais e sites americanos indicam que ele teria recebido ameaças de morte, com detalhes sobre seu itinerário em Las Vegas.
Desde que conduziu a derrubada das regras de neutralidade de rede nos Estados Unidos, em dezembro, Pai se transformou em alvo de protestos. Também passou a ser vítima de perseguições e ameaças veladas.
Relatos coletados pelo Washington Post mostram que pessoas contrárias à postura de Pai têm espalhado cartazes com nomes de familiares do executivo em sua vizinhança e feito ameaças veladas à integridade de todos.
Ameaças a figuras públicas por manifestantes não é exatamente uma novidade nos EUA. O presidente anterior da FCC, Tom Wheeler, ligado ao partido Democrata, também foi alvo em sua casa em 2014, quando pautou o debate sobre a neutralidade de rede no país.