Prefeitura do Rio vai aceitar cripto para pagamento do IPTU. Veja como

O Rio será a primeira cidade do país a aceitar o valor do tributo em criptoativos.
Prefeitura do Rio vai aceitar cripto para IPTU
Crédito: Freepick

A prefeitura do Rio de Janeiro  começa a fazer a partir de hoje o credenciamento de empresas interessadas em proporcionar ao carioca uma nova modalidade de pagamento do IPTU de 2023. O Rio será a primeira cidade do país a aceitar o valor do tributo em criptoativos. Um decreto que será publicado no Diário Oficial autoriza o município a contratar empresas especializadas em realizar a conversão desses ativos em reais, sem qualquer custo adicional para o governo.

Para fazer o pagamento, os contribuintes deverão buscar as empresas especializadas e cadastradas junto ao município. De acordo com a Secretaria municipal de Fazenda e Planejamento, todos os criptoativos serão aceitos, e a lista com as corretoras estará disponível no site da pasta.

— A ideia é tornar ágil e simplificada a vida do contribuinte. É uma comodidade para o carioca que queira usar criptomoedas com o setor público. O mercado todo está evoluindo, e o Rio está na vanguarda. Vamos avaliar como o carioca irá se comportar para incluir essa modalidade em outros tributos — afirmou a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

Segundo a pasta, a administração municipal receberá o valor integralmente na moeda corrente.

— É uma vantagem para o carioca. O trabalho será reduzido, já que a conversão será feita direto pela empresa cadastrada, e o Tesouro Municipal receberá o valor 100% em real—completou Senko.

O anúncio da iniciativa foi feito em março, durante o evento Criptoatividade Carioca, pelos então secretários Pedro Paulo (Fazenda e Planejamento) e Chicão Bulhões (Desenvolvimento Econômico). Na ocasião, pela prefeitura do Rio, Eduardo Paes também comentou a novidade: “Nosso esforço aqui é deixar claro que na cidade do Rio temos iniciativas oficiais que reconhecem esse mercado. Agora quem investe em criptomoeda e mora no Rio vai poder gastar esse ativo aqui, pagando imposto oficial. E vamos avançar nisso rápido”, disse à época.

( com assessoria e agências)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1895