Plano Tático: Anatel busca pôr Brasil entre as 20 nações mais desenvolvidas em conectividade até 2027
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem o objetivo de fazer com que o Brasil esteja entre as 20 nações mais desenvolvidas no que diz respeito à qualidade da conectividade até o ano de 2027. A meta foi compartilhada pela diretoria do órgão regulador nesta quinta-feira, 16, em evento online a respeito do Plano de Gestão Tático para o biênio 2023-2024.
“A proposta da agência é buscar dentro do cenário alvo, até 2017, que o Brasil esteja no G20 digital, esteja entre as nações mais desenvolvidas em termos de conectividade e digitalização”, afirmou Marcelo Monteiro, gerente de Planejamento Estratégico da Anatel.
A agência apresentou o planejamento para o biênio em curso em janeiro deste ano. O documento contém 18 metas relacionadas a temas que a autarquia federal considera prioritários.
De acordo com Monteiro, para pôr o Brasil entre os países mais desenvolvidos no que tange à conectividade, a agência deve atuar visando “conexão 5G, backhaul de fibra, mercado mais dinâmico e competitivo e fomento a habilidades digitais das pessoas”, além de ser “um órgão de destaque perante a administração pública federal”.
Segundo a Anatel, os indicadores elencados para o biênio 2023-2024 serão acompanhados trimestralmente nas reuniões de avaliação do Comitê Interno de Governança. Os resultados parciais serão divulgados na página de transparência e prestação de contas da agência.
Alfabetização Digital
Os diretores destacaram que, além de regular e incentivar a oferta de serviços de telecomunicações, a Anatel planeja contribuir para a educação digital dos consumidores brasileiros. Tal intenção faz parte de uma das metas elencadas no Plano de Gestão Tático vigente, que propõe que 40% do projeto de alfabetização e habilidades digitais sejam executados até 2024.
“É preciso que a gente avance e entregue ao consumidor o que chamamos de conectividade significativa, que é um conceito que envolve infraestrutura adequada, preço acessível e segurança nas redes. E que o consumidor tenha as habilidades digitais necessárias para fazer uso dessa conexão”, pontuou Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel.
Dessa forma, ainda no que diz respeito à pauta da alfabetização digital, a agência se propõe, até o fim do ano que vem, atuar para reduzir golpes digitais, elevar a confiança dos usuários na tecnologia e aumentar a assimilação das informações sobre o uso consciente de serviços virtuais.
Além disso, até 2027, planeja que ao menos 30% de jovens e adultos tenham habilidades moderadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).