Plano de conectividade deve sair em 15 dias, diz diretor do MCTIC
O diretor do departamento de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra, afirmou hoje, 28, em audiência no Senado Federal, que a consulta pública do Plano de Conectividade deverá ser publicada nos próximos 15 dias.
Segundo ele, uma das prioridades do plano – que prevê a construção de bakchual de fibra óptica nos 49% dos municípios que não têm essa rede de alta capacidade – se justifica porque o backhaul faz o transbordo da banda larga. “Em municípios onde a rede estadual de fibra chega, a densidade média da banda larga é seis vezes maior do que nos municípios que não têm essa rede”, afirmou.
Coimbra disse também que 60% das residências brasileiras não têm internet com mais de 30 Mbps. Com mais de 10 Mbps (velocidade suficiente para pelo menos se assistir a um vídeo) são 45% das casas brasileiras que não têm acesso.
Explicou que o governo irá adotar o critério de atender as cidades com mais pessoas beneficiadas entre aquelas que não têm qualquer rede porque esse critério alcança mais pobres, mais extremamente pobres e mais jovens, conforme o estudo do IPEA. “A prioridade será atender a maior população beneficiada entre os municípios não atendidos”, explicou.