Planalto cria comitê de governança digital visando alinhar ações de TI
O governo instituiu o Comitê de Governança Digital com o objetivo de desenvolver e monitorar a estratégia de implementação da política de TI na Presidência da República e na Vice-Presidência da República. As atribuições desse colegiado são de coordenar, articular e implementar políticas, diretrizes e normas que assegurem a adoção de boas práticas de governança de tecnologia da informação e comunicação e o alinhamento estratégico dessas ações e promover a integração entre as estratégias de tecnologia da informação e comunicação e as estratégias organizacionais.
Além disso, compete ao Comitê estabelecer as diretrizes de minimização de riscos e de priorização, de alteração e de distribuição dos recursos orçamentários destinados às ações em tecnologia da informação e comunicação. O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação abrangerá visões estratégicas e princípios que nortearão o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, alinhado aos objetivos estratégicos da Política de Governança Digital em toda a administração pública federal.
O colegiado terá também que elaborar e aprovar plano de investimento para a área de tecnologia da informação e comunicação. E ainda monitorar e avaliar o desempenho das ações, o cumprimento das diretrizes e o alcance dos objetivos e das metas definidas no plano estratégico de tecnologia da informação e comunicação e no plano diretor de tecnologia da informação e comunicação da Presidência da República.