PIB de informação e comunicações avançou 5,4% em 2022
Nesta quinta-feira, 2, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou os dados sobre o PIB (Produto Interno Bruto) de 2022. Com um montante de R$9,9 trilhões, o PIB brasileiro cresceu 2,9% no ano de 2022 em relação a 2021.
O aumento do PIB deveu-se especialmente a dois setores, o industrial e de serviços. Com o PIB setor industrial aumentou 1,6%, acumulando R$2,1 trilhões, enquanto o de Serviços cresceu 4,9%, chegando a R$5,8 trilhões.
Os setores compensaram o baixo rendimento da agropecuária, de indústrias extrativistas e indústrias de transformação. A agropecuária regrediu 1,7% — gerando R$675,5 bilhões, um encolhimento de mais de R$60 bilhões em relação a 2021.
O segmento de informação e comunicação também cresceu. Inclusa na categoria de serviços, o PIB do segmento cresceu 5,4% no ano passado. Expansão menor que a de 2021 em relação a 2020, quando o produto interno do setor . No ano em questão, a área cresceu 12,3%, puxada especialmente pelos setores de internet do país e desenvolvimento de sistemas.
O PIB per capita, calculo que estima a riqueza básica por cidadão, cresceu 2,2%. Atingindo o marco de R$46.154,60, um valor R$5.466,60 maior que o ano de 2021, a taxa ultrapassou o valor de 2019 (pré-pandemia) voltando a subir.
Por fim, a taxa de investimentos do ano de 2022 foi 0,1% menor que em 2021, registrando 18,8%. Já a taxa de poupança foi de 15,9% em 2022 — antes esta encontrava-se em 17,4%.
4º trimestre
Comparando outubro a dezembro de 2022 e com o mesmo período de 2021, o PIB brasileiro apresentou crescimento de 1,9%. A Indústria — segunda maior produtora de riqueza em 2022 — avançou 2,6% no período analisado, com alta em todas as suas atividades.
O setor de serviços — maior responsável pelo avanço econômico — cresceu 3,3%. O avanço foi impulsionado pelos resultados positivos em categorias como transporte, armazenagem e correio (5,3%), atividades Imobiliárias (3,2%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (2,4%) e comércio (2,1%).
Já a área de informação e comunicação cresceu 4,9%. Em 2021, o segmento cresceu 3,4% entre os meses de outubro a dezembro.
*É estagiário de jornalismo