Parcerias impulsionam a transformação digital

A especialização dos parceiros, a capacitação para melhorar a parte operacional, a entrega das soluções e a manutenção são essenciais para o sucesso da transformação digital nas empresas.
Parcerias fortalecem transformação digital. Crédito-Freepik
Crédito-Freepik

A transformação digital vai além da utilização de novas tecnologias em processos e serviços. Implica também mudanças culturais e nas atividades das empresas e nesse sentido as parcerias estratégicas são essenciais para o sucesso nessa trajetória.

Com um programa de canais que busca trazer as melhores práticas e o que tem de mais recente de tecnologia ao redor do mundo, a Huawei aposta nas parcerias para a transformação digital. Este ano, anunciou investimentos de mais de US$ 40 milhões em incentivos a parceiros na América Latina. A empresa entende que o sucesso da transformação digital passa pelo avanço das empresas e por isso apoia os parceiros de diferentes mercados, formando um bom ecossistema.

Além de trazer as melhores práticas e o que tem de mais recente de tecnologia ao redor do mundo, a empresa investe em workshops e visitas a open labs no México, Brasil e China, por exemplo. A Huawei ainda apoia e incentiva a especialização dos parceiros, além da capacitação para melhorar a parte operacional, a entrega das soluções e a manutenção.

Em outra frente, incentiva parcerias público-privadas. Recentemente, a Huawei em parceria com o Senai Cimatec, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e o Instituto Iracema (Ceará), anunciou o itinerário de 2023 do 5G Truck, carreta itinerante carregada com instalações, informações e experiências sobre o 5G e a transformação digital.

2024

A primeira parada, de 35 previstas até março de 2024, aconteceu em Salvador (BA), de 5 a 7 de julho, no Senai Cimatec. “Com a continuidade do projeto do 5G Truck, a Huawei visa ampliar a disseminação de informações e conscientizar a população sobre a importância das novas tecnologias digitais para o desenvolvimento do país e como elas podem impactar positivamente nas nossas vidas”, diz Tiago Fontes, diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei Brasil.

O incentivo à formação profissional para o setor de TIC também é objetivo do projeto. “O Brasil precisa diminuir o déficit de mão-de-obra qualificada de modo a acelerar a transformação digital no país e o 5G Truck é uma contribuição a esse processo. O 5G é a base para um ecossistema de soluções que incluem o cloud computing, a internet das coisas e a inteligência artificial”, observa Fontes.

O caminhão conta com instalações que mostram como a tecnologia pode mudar setores econômicos, melhorando a eficiência e promovendo novas formas de geração de riquezas, de trabalho e de aprendizado. No ano passado, o 5G Truck percorreu 16 cidades (cerca de 30 mil quilômetros), capacitando mais de 1.300 pessoas.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10568