Para AWS, ‘segundo passo de maturidade de mercado’ está em estados e municípios

Big tech já fornece soluções para uma das maiores bases de dados federais, o DataSus, além de cases com a Petrobras e Justiça Eleitoral. Agora, mira governos locais.
Para AWS, ‘segundo passo de maturidade de mercado’ está em estados e municípios
AWS mira estados e municípios no serviço de nuvem (Foto: Freepik)

A Amazon Web Services (AWS) realizou nesta terça-feira, 9, a primeira edição do AWS Public Sector Symposium no Brasil, evento voltado para o setor público. Ao elencar as principais atuações e planos no país, a empresa manifestou interesse de atingir estados e municípios.

“O segundo passo da maturidade do mercado é começar a trabalhar com estados e municípios”, disse diretor para o setor público da AWS na América Latina, Andrés Tahta. 

A Amazon já fornece soluções de nuvem para uma das maiores bases de dados do governo federal, o Datasus, do Ministério de Saúde e prestou suporte à eleição de 2022 no Brasil (saiba mais abaixo)

Na ocasião, a empresa apresentou uma plataforma de análise de dados e identificação de ferramentas adequadas para solucionar problemas de gestão de municípios, desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Estratégia de ampliação

De acordo com Tahta, a AWS já atuou em 20 eleições na América Latina nos últimos anos, impactando mais de 300 milhões de eleitores. No Brasil, por exemplo,a  AWS apoiou o 1º e 2º turno das eleições em outubro do ano passado, quando atingimos o recorde de 124 milhões de votantes. 

“O pico da votação [nas eleições brasileiras de 2022] atingiu 1,5 milhão de solicitações por segundo, com zero incidentes de segurança”, conta Tahta. 

No ano passado, a AWS deu suporte para a Argentina na realização do primeiro censo demográfico híbrido. Os cidadãos argentinos puderam responder ao censo de 2022 tanto pela internet quanto pessoalmente. Segundo Tahta, a proposta da Argentina foi de criar rapidamente uma solução online de contingência para suportar grande volume de resposta em curto espaço de tempo em conformidade com os requisitos de proteção de dados. 

“Nos últimos dois dias do censo, a demanda aumentou exponencialmente de 20 a 30% acima da capacidade original, mais de 100 mil participantes estavam enviando suas resposta,. AWS suportou essa carga de trabalho sem problema algum”, garante o diretor.

A AWS afirma que agora já está em curso negociações para replicar o modelo de censo híbrido em outros países. 

Avatar photo

Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura dos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

Artigos: 840