Página permite acompanhar situação das redes móveis no Sul

Anatel colocou no ar página, com atualização diária, sobre o estado das redes móveis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Agência reviu números de cidades completamente isoladas.
Retrato da situação das redes móveis em Santa Catarina e Rio Grande do Sul ontem, 9 de maio de 2024 (Reprodução)
Retrato da situação das redes móveis em Santa Catarina e Rio Grande do Sul ontem, 9 de maio de 2024 (Reprodução)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou no ar nesta sexta-feira, 10, uma página em que é possível a qualquer pessoa acompanhar a reativação das redes móveis afetadas pelas chuvas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul neste mês de maio.

A página, elaborada pela Superintendência de Controle de Obrigações, que também lidera os grupos de trabalho de reação à crise, lista todas as cidades dos estados e em qual condição as redes se encontram ali. Os dados se baseiam em informações que são repassados diariamente pelas próprias operadoras: Claro, TIM e Vivo.

Conforme o mapeamento, a TIM é a única operadora com rede móvel em todas as 497 cidades do Rio Grande do Sul. E até ontem, 9 de maio, dados mais recentes disponíveis no sistema, estava sem sinal em 69. A Vivo tem presença em 433 cidades, e em 31 estava sem sinal. Já a Claro tem rede móvel em 409 municípios, dos quais, 25 sem conexão. A página será atualizada com novas informações ainda nesta sexta-feira, por volta das 19h.

Vale lembrar que as empresas abriram o roaming entre si, o que permite a clientes da TIM usarem a rede da Vivo ou e da Claro, e vice versa, a fim de não ficarem isolados. “Caso o celular não se conecte automaticamente a outra rede, orientamos que seja realizada a ativação do roaming nas configurações do aparelho bem como a “Seleção automática de rede”, para que o aparelho busque a conexão”, explica a Anatel. O roaming permanecerá aberto até as operadoras reativarem o serviço em todas as cidades em que atuam.

Ainda assim, a Anatel contabilizava ontem 13 cidades sem nenhuma rede móvel funcionando. O número é superior ao que vinha sendo informação pela agência nos últimos dias. Segundo a autarquia, porque houve falha na informação repassada pelas operadoras, que estavam classificando como “não afetadas” cidades onde não possuíam rede. Após identificar a falha, a SCO reviu os números.

Em 179 cidades do Rio Grande do Sul há funcionamento de operações com roaming compartilhado. E em 305 não há problemas nas redes. Em Santa Catarina não há nenhuma cidade completamente isolada, e em 17 as redes operam em roaming.

O mapeamento não traz dados sobre impacto das chuvas às redes de provedores de internet nem à banda larga fixa.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469