PagBank é o primeiro no ranking de reclamações do BC

A instituição é seguida pelos bancos Inter e BTG Pactual/Banco Pan na lista daquelas com mais reclamações recebidas pela autarquia no segundo semestre deste ano

PagBank é o primeiro no ranking de reclamações do BC
Trimestralmente, o Banco Central (BC) divulga o ranking de reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento. No mais recente, que engloba dados do segundo trimestre do ano divulgados nesta terça-feira, 30 de julho, pela autarquia, o PagBank é a instituição com o maior índice de reclamações.

Com 31,6 milhões de clientes, a instituição de pagamentos recebeu 2.867 reclamações entre abril e junho. As duas principais queixas dos clientes do PagBank foram relacionados á restrição de realização de portabilidade de operações de crédito consignado (1.053 registros) e irregularidades relativas ao acompanhamento de conta de pagamento (917 registros).

O banco Inter, que encabeçou o ranking do BC no primeiro semestre, aparece em segundo lugar. Das 2.659 reclamações, aquela com mais ocorrências foi sobre irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, excetuando aquelas relacionadas a cartão de crédito, de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito (544). Já o mesmo problema, só que relacionado a cartões de crédito rendeu ao banco 414 reclamações. O banco soma 31,6 milões de clientes.

Na terceira posição, o BTG Pactual/Banco Pan, que tem 23,9 milhões de clientes, teve 1.857 reclamações no período. O principal motivo da reclamação de 404 pessoas também foram irregularidades envolvendo integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade de operações e serviços de cartões de crédito.

Veja a lista dos 15 maiores bancos, financeiras e instituições de pagamento rankeados e o indicador de cada um entre parênteses.

1º PagBank  (90,62)
2º Inter (82,16)
3º BTG Pactual/Banco Pan (77,38)
4º C6 Bank (68,90)
5º Ame Digital (53,55)
6º Santander (52,63)
7º Bradesco (38,43)
8º Caixa Econômica Federal (35,52)
9º Itaú (34,68)
10º Mercado Pago (25,87)
11º Original (25,48)
12º Neon (24,34)
13º Nubank (21,58)
14º BB (18,40)
15º PagueVeloz (8,21)

Como é calculado o ranking

No último dia 26, o BC divulgou alterações na metodologia utilizada para organizar o ranking.

“O índice de reclamações passará a ser calculado com base na extrapolação estatística das demandas analisadas e consideradas procedentes para todo o conjunto de reclamações respondidas pelas instituições no trimestre, ainda que não analisadas pelo BC. Até o Ranking do 1° trimestre de 2024, o índice era calculado considerando apenas as reclamações efetivamente analisadas no trimestre”, explicou em nota o BC na ocasião.

O ranking apresentado pelo BC é resultado de reclamações registradas pelos clientes nos canais de atendimento da autarquia e é dividido em duas listagens. Uma delas inclui as 15 instituições com maior número de clientes. A outra lista mostra as demais instituições que tiveram 30 ou mais reclamações procedentes no trimestre.

Reclamações mais frequentes

O BC elenca ainda a lista das principais reclamações registradas por assunto. A restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado encabeça o ranking com 6.112 queixas.

Em segundo lugar, com 5.743 registros, aparecem as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado. (Com informações do Banco Central)

 

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Redação DMI

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