Padtec fornecerá solução para rede submarina que conectará Belém a Fortaleza
A Padtec e a peruana Satelital foram escolhidas pela Global Fiber, operadora de serviços de telecomunicações com especialização em fibra óptica que atua no Peru e no Brasil, como as principais fornecedoras de uma solução turn-key para uma rede festoon que será implantada interligando Belém (PA) e Fortaleza (CE). Festoon é um tipo específico de rede submarina que conecta vários pontos ao longo da costa sem amplificação intermediária.
Para a Global Fiber, o projeto permitirá que a região seja interligada com menor latência. A rede de fibra óptica da empresa tem cobertura em todo o Peru e está implementando uma rede subfluvial no Rio Amazonas. Assim, conectando localidades de Iquitos e Santa Rosa de Yaraví, no Peru, Leticia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil.
Obed Dionisio, CEO da Global Fiber ressaltou que, “Ao apoiar a construção do trecho Belém-Fortaleza, dentro do projeto Lima-Fortaleza, a Global Fiber contribui para a redução das lacunas digitais em locais de difícil acesso, o que proporcionará a todas as áreas da Amazônia uma comunicação de qualidade e uma América Latina mais conectada”.
Rede festoon
A Padtec e a Satelital serão responsáveis pela liderança na construção da primeira rede festoon da Global Fiber no Brasil. Manuel Andrade, CEO da Padtec North America e diretor de operações internacionais, lembra que a Padtec está retornando ao mercado de sistemas submarinos e subfluviais. “Com o trecho Belém-Fortaleza, que deverá entrar em operação no final de 2025, a Padtec amplia sua experiência na implantação de redes submarinas com essas características”, afirmou.
Além desse lançamento, recentemente, a Padtec e a Trusted Data informaram que vão criar soluções para data centers. As empresas vão combinar o SmartPOP, da Trusted Data, com a plataforma Smart Site, da Padtec. Essa parceria prevê a comercialização nos modelos de venda, aluguel, ou infraestrutura como serviço.
O acordo inclui também a oferta de projetos customizados de data center na modalidade “turn-key”: começando com a concepção do projeto até a entrega do ambiente em pleno funcionamento. A mesma modalidade que será fornecida pela empresa para a rede festoon da Global Fiber. (Com assessoria de imprensa)