Operadoras da Coreia do Sul lançam redes 5G nesta semana
As operadoras sul-coreanas SK Telecom, LG Uplus e KT lançam na sexta-feira, 5, suas redes móveis de quinta geração (5G) para o público em geral. E já começarão vendendo o smartphone Samsung Galaxy S10 5G, o que deve tornar estas redes as primeiras a de fato serem usadas por dispositivos compatíveis.
A estratégia das empresas é focar o marketing no ganho de velocidade na banda larga móvel. A SK Telecom batizou seus planos de 5GX. Serão quatro modalidades, com velocidades de conexão de até 2,7 Gbps, segundo a empresa, e precificação tradicional, variando conforme a franquia de dados escolhida.
Custará caro se conectar tão rapidamente no celular. O plano com direito a 8 GB de dados vai custar cerca de US$ 49 ao mês (equivalente a R$ 190). Ao final da franquia, a velocidade cai a 1 Mbps. O pacote “padrão” prevê 150 GB de limite, com redução de velocidade a 5 Mbps ao término dos dados. A companhia diz que, promocionalmente, está lançando dois planos com internet ilimitada até dezembro, mas que a partir de 2020 terão franquias de 200 GB e 300 GB. Custam, promocionalmente, R$ 302 e R$ 426.
A SK Telecom está promovendo o serviço alegando superioridade no uso de conteúdos em ultra definição e de realidade virtual. Sua rede será ativada em 85 cidades, as mais populosas da Coreia do Sul. Também haverá sinal em universidades, estádios, vias expressas, metrôs e em praias. Segundo a companhia, foram instaladas 34 mil estações radiobase no país – que tem área semelhante à de Pernambuco, estado onde há 3,4 mil ERBs 2G, 3G ou 4G.
Já a rival LG Uplus venderá três planos 5G: de 9GB, 150 GB ou 250 GB ao mês de franquia. Os preços serão de R$ 190, R$ 255 e R$ 325. Promocionalmente, a companhia irá distribuir entre assinantes capacetes de realidade virtual, descontos no Galaxy S10 5G e assinaturas do serviço Youtube Premium.
A terceira operadora coreana, KT, terá planos de 5 GB, 50 GB e 100 GB, a preços de R$ 273, R$ 340, e R$ 450. No pacote irá a assinatura de conteúdos em vídeo de 360º, e-sports e musical. Os assinantes também vão ganham presentinhos que vão do frango frito a eletroeletrônicos. (Com noticiário internacional)