Operadora da Estônia terá planos de 10 Gbps para clientes domésticos
A Estônia, país conhecido pela alta taxa de penetração da internet – mais de 84% das pessoas acessam a rede, e praticamente todas as declarações de renda e transferências bancárias acontecem por meio digital – deve se tornar o primeiro país da Europa a oferecer acessos domésticos de 10 Gbps.
A Nokia anunciou hoje, 06, que foi escolhida pela operadora local de TV a cabo Starman para implantar uma rede 10G EPON. Os planos começam a ser oferecidos no quarto trimestre deste ano, em todo o país. A Estonia tem cerca de 1,4 milhão de habitantes. Por lá, o consumo de banda cresce 50% ao ano. A velocidade média da banda larga é de 2,86 Mbps. No Brasil, a porcentagem de pessoas com acesso à internet banda larga é de 57,6%, e a velocidade média é maior, de cerca de 4 Mbps.
As primeiras ofertas devem ser de 1 Gbps, com aumento gradativo nos meses subsequentes. A infraestrutura de FTTH se baseará em tecnologia DOCSIS 3.1, facilitando a migração dos atuais planos de ultra banda larga, e usará produto da Nokia para criar redes domésticas WiFi de velocidade gigabit.
No mundo, poucos países têm operadoras com capacidade para entregar velocidade de 10 Gbps. Na China, há oferta do tipo em Hong Kong. Singapura também tem planos do tipo, bem como cidades da Noruega. Nos Estados Unidos, algumas cidades, como Minneapolis e Chatanooga, contam com provimento de internet nessa velocidade para residências. (Com assessoria de imprensa)