Oi lança soluções em Big Data para varejo, setor de utilities e setor público

Soluções analisam dados dos pontos de vendas e transformam endereços e dados georreferenciados.

shutterstock_Rafal Olechowski_internet_TI_tecnologia_tendencia_big_dataA Oi lançou hoje, 28, novos serviços IoT/Big Data para empresas. São duas as soluções, uma de Analytics, outra de Geocoder. Ambas organizam dados sobre os pontos de vendas e facilitam a análise de dados.

Voltada para os segmentos de varejo, utilities e setor público, o Analytics usa informações geradas pela própria atividade da empresa para fornecer análises que, depois de processadas no Big Data da Oi, criam algoritmos próprios para ajudar as empresas em novos insights de negócio.

No caso do Varejo, as soluções fornecem informações que direcionam desde definição do ponto de venda, analisando o fluxo populacional por região, por dia e por hora e até definição do mix de produtos dentro da loja, com análise do perfil de consumidores nos arredores do local.

Já para o setor de Utilities, o Analytics pode identificar quedas de energia em tempo real, através de sensores espalhados na rede da Oi. O Analytics de mobilidade urbana serve para otimizar os transportes públicos, através de informações obtidas pelo fluxo populacional por hora, aliadas a informações de trânsito.

O Geocoder, plataforma que transforma endereços em coordenadas para uso em GPS, por sua vez, ajuda o Analytics a transformar informações de uma tabela ou de um banco de dados de um cliente em dados espaciais e com geolocalização exata. A partir desta transformação, os dados podem ser trabalhados em plataformas específicas baseadas em localização geográfica, abrindo novas possibilidades de análise e tomadas de decisão.

A solução é construída com base em mapas mais completos e atualizados, garantindo sigilo e informações customizadas para cada cliente. A partir daí, o cliente pode identificar “onde” estão os principais ativos e processos de seu negócio, com análises georreferenciadas inteligentes para potencializar receitas e criar novas oportunidades. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11030