Oi contesta afirmação de bondholders de que estaria perdendo mercado

Operadora evita comentar, no entanto, petição de grupo de credores reunidos pela Moelis para realização de audiência com mediação da Justiça

oismartappp-01A Oi emitiu comunicado à imprensa no qual evita se posicionar sobre a petição feita pelo grupo Ad Hoc de bondholders, que exigem uma audiência com mediação judicial. “A Oi não vai comentar a petição pois não recebeu notificação da Justiça nem teve acesso aos documentos”, resume.

No entanto, a companhia rebate as observações de que estaria perdendo oportunidades enquanto não detalha o plano de recuperação. Afirma que está comprometida com a qualidade dos serviços e vem obtendo resultados positivos.

“Em janeiro deste ano, a companhia reduziu em 56% as entradas de processos nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) frente ao mesmo mês do ano passado. As reclamações contra a companhia no call center da Anatel caíram mais de 20% na mesma comparação. Já as reclamações nos Procons recuaram 15% em janeiro deste ano, ante janeiro do ano passado. Na comparação entre o quarto trimestre de 2016 e igual período de 2015, a companhia reduziu em 57% o número de novos processos nos JECs. No call center da Anatel, a queda no volume de reclamações foi de 18%. Nos Procons, as reclamações também caíram 18% na comparação entre estes trimestres”, elenca, para mostrar melhora na relação com o consumidor.

Em relação ao market share, afirma que a estratégia mudou nos últimos anos, e passou a ter foco na receita média por usuário e consequentemente o aumento da rentabilidade, “mantendo um nível adequado de participação de mercado para garantir o futuro da companhia”.

Para isso, vem investindo na convergência de serviços, “o que aumenta a fidelização dos clientes e melhora a rentabilidade”, além de ter realizado limpeza de base. “O objetivo da política de desconexão de clientes inativos da base é reduzir custos e melhorar margens. Resultados positivos desta estratégia foram informados ao mercado no último balanço divulgado pela companhia, referente ao terceiro trimestre de 2016, em que a Oi registrou aumento na receita de dados no segmento de mobilidade pessoal, com crescimento de 20,5% em relação ao terceiro trimestre de 2015. Excluindo a receita de interconexão (impactada pelo corte nas tarifas de VU-M ocorrido em fevereiro de 2016), o ARPU móvel registrou crescimento de 5,1% no terceiro trimestre de 2016 na comparação anual”, frisa.

A companhia também rebate a crítica de que estaria investindo menos que os concorrentes. “O investimento total realizado pela companhia entre janeiro e setembro de 2016 foi de R$ 3,4 bilhões, 14% superior ao mesmo período do ano anterior”, finaliza. A empresa divulga amanhã, após o fechamento do mercado financeiro, seus resultados referentes ao quarto trimestre e do ano de 2016.

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Rafael Bucco

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