Oficial da Aeronáutica é indicado para a presidência do Inpe, interinamente
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, indicou hoje, 5, Darcton Policarpo Damião, da Aeronáutica, para substituir interinamente Ricardo Galvão da presidência do Inpe, que foi demitido na sexta-feira, porque o governo Bolsonaro discordou das informações sobre o aumento do desmatamento no país.
O ministro afirmou que o substituto de Ricardo Galvão deve permanecer no cargo até que seja estabelecido o comitê de busca com três nomes, de onde deve sair o diretor oficial. O regimento interno do Inpe, aprovado pela Portaria n° 897, de 3 de dezembro de 2008, prevê que a escolha do diretor deve ocorrer por meio de uma lista tríplice elaborada por um comitê.
Ainda assim, Pontes admitiu que o Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes), levantamento anual que deve ser divulgado entre o fim de agosto e início de setembro, deverá confirmar a mesma tendência de aumento do desmatamento dos dados que iniciaram a polêmica no Inpe.
Diálogo x Ataques
O ministro disse que o ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão tornou a situação insustentável ao dar entrevista para rebater falas de Bolsonaro, em vez de tentar resolver a crise por meio do diálogo. Galvão chamou o presidente de “pusilânime” e “covarde” após ser acusado por Bolsonaro de estar “a serviço de alguma ONG”. A troca de ataques ocorreu após a divulgação de dados do instituto que mostraram aumento de 88% no desmatamento da Amazônia em junho em relação ao mesmo mês em 2018. Bolsonaro afirmou que os números eram “mentirosos”.