Ofcom manda ampliar a independência entre a BT e a Openreach

A agência reguladora britânica decidiu que a empresa precisa se separar completamente da Britsh Telecom, além de abrir seus dutos e postes para que os rivais puxem suas fibras

A agência reguladora britânica, Ofcom, anunciou hoje, 25, que até o final deste ano irá propor uma série de medidas de governança para que a Openreach, a empresa que vende a rede de cobre no atacado,  fique completamente independente da BT. Com o modelo de separação estrutural criado em 2005, a agência constatou que a Openreach ainda tem “o incentivo para tomar decisões no interesse da BT, em troca de seus competidores”.

Entre as medidas que poderão ser tomadas, no campo societário, a ideia é fazer com que a Openreach passe a ter o seu próprio conselho de administração e, no limite, poderá ser obrigada a se tornar uma empresa totalmente separada, com acionistas próprios.

A agência vai obrigar ainda  a empresa a ceder seus postes e dutos para os competidores construírem suas próprias redes de fibra óptica. (com agências internacionais).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10815