O-Ran Alliance reúne 46 empresas no evento

A O-Ran Alliance traz SMO, inteligência artificial, nuvem entre as soluções inéditas em OpenRAN para o MWC 2022

A tecnologia open ran traz mais de 40 empresas para o MWC 22.Crédito-reprodução Telesíntese

A tecnologia open ran traz mais de 40 empresas para o MWC 22. Crédito-reprodução TelesínteseA O-Ran Alliance, entidade que congrega mais de 300 stakeholders, traz novas soluções em  OpenRAN concentradas no O-RAN Virtual Exibition, que presente no MWC 2022.  Ao todo, 46 empresas confirmaram presença, trazendo soluções para SMO, inteligência artificial, nuvem, dentre outras.

A Ericsson, que ingressou a pouco tempo no ecossistema para o desenvolvimento de rádios abertos, traz solução para o  SMO (Social Media Optimization). A plataforma de automação inteligente Ericsson dá suporte para fornecedores e tecnologias RAN e capacita provedores de serviço de comunicações (communications service providers, CSPs) a acelerar a automação de suas redes.

As empresas Juniper Networks e a Keysight demonstram conjuntamente o caso de uso de garantia Slice SLA, baseada em OpenRAN. A  Juniper Networks também demonstra, em parceria com a  AirHop Communications, o caso de uso de otimização de parâmetro RACH.

A Mavenir, por sua vez,  traz uma plataforma Near-RT RIC de circuito fechado alimentada por Inteligência Artificial e baseada em O-RAN juntamente com o direcionamento de tráfego que promete reduzir a sobrecarga de rede e melhorar a economia de capacidade da célula.

A Qualcomm, por sua vez,  demonstra o uso da estrutura OpenRAN, incluindo componentes de rede desagregados e controlador inteligente RAN.

A Rakuten, Intel e Juniper Networks apresentam o Symware. Trata-se de um esforço colaborativo  para que operadoras móveis modernizem instalações de célula de rádio, alavancando a mais recente arquitetura nativa em nuvem, e fornecendo, ao mesmo tempo, suporte para interfaces fronthaul O-RAN para o O-RU.

Fujitsu, NTT DOCOMO, Wind River e NVIDIA fizeram uma parceira para o ecossistema 5G OpenRAN (OREC) para construir um ambiente de teste vRAN com recurso de acesso remoto. A demonstração exibe Open vRAN usando interface open fronthaul O-RAN entre O-RU e O-DU. A NTT DOCOMO, Fujitsu e parceiras lançarão a rede Open vRAN com capacidade de conectividade de vários fornecedores .

A NEC, por sua vez,  demonstra a nova solução MIMO massiva incluindo unidade de rádio, baseada em open fronthaul O-RAN. Além disso, o Centro de Excelência (CoE) Open RAN Global da NEC liderará a integração e validação do ecossistema de vários fornecedores.

A Casa Systems, Rohde & Schwarz e VIAVI Solutions demonstram em conjunto a conformidade open fronthaul O-RAN. O O-RU. Muitas outras soluções ficam a mostra.

O que é

O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial com mais de 300 operadoras de rede móvel, fornecedores e instituições de pesquisa e universidades que operam no setor de redes de acesso por rádio (Radio Access Networks, RAN). A RAN é uma parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é reformular o setor para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis.

[infobox title=’++ Confira aqui a cobertura completa do MWC 22 ++’][/infobox]

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10596