Novo presidente da CCTCI da Câmara defende reversão da liquidação do Ceitec
O deputado Milton Coelho (PSB-PE) foi eleito, nesta quarta-feira, 27, o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. Ele assumiu já defendendo iniciativas contrárias às práticas do governo atual, como a reversão da liquidação do Ceitec, fabricante estatal de semicondutores.
A escolha de Coelho se deu por unanimidade, 24 votos. Ele substitui o deputado Aliel Machado (PV-PR) no cargo. O primeiro vice-presidente da comissão é o deputado Gustavo Fuet (PDT-PR).
Coelho disse que fará a primeira reunião do ano da CCTCI na próxima semana. A última vez que os parlamentares da comissão estiveram reunidos foi em dezembro do ano passado.
Afirmou também que uma das suas preocupações é estimular o financiamento às pesquisas, além de sensibilizar os parlamentares contra o fechamento do Ceitec.
Coelho exerce seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Foi vice-prefeito do Recife, secretário de Governo e de Administração do Pernambuco. Foi secretário nacional de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A Comissão de Ciência e Tecnologia debate e vota os seguintes temas:
- desenvolvimento científico e tecnológico; política nacional de ciência e tecnologia e organização institucional do setor; acordos de cooperação com outros países e organismos internacionais;
- sistema estatístico, cartográfico e demográfico nacional;
- os meios de comunicação social e a liberdade de imprensa;
- a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão;
- assuntos relativos a comunicações, telecomunicações, informática, telemática e robótica em geral;
- indústrias de computação e seus aspectos estratégicos;
- serviços postais, telegráficos, telefônicos, de telex, de radiodifusão e de transmissão de dados;
- outorga e renovação da exploração de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
- política nacional de informática e automação e de telecomunicações;
- regime jurídico das telecomunicações e informática.
(Com informações da Agência Câmara)