Nos EUA, Verizon alcança 3 milhões de clientes com 5G FWA
A operadora norte-americana Verizon terminou 2023 atingindo uma marca simbólica. A empresa alcançou 3 milhões de assinaturas de 5G FWA (Fixed Wireless Access) nos Estados Unidos. Esse resultado se deve à soma de acessos instalados em residências (1,8 milhão) e de conexões em espaços corporativos (1,2 milhão).
Conforme informações divulgadas em balanço financeiro nesta terça-feira, 23, no quarto trimestre do ano passado, a base de clientes do serviço que usa o 5G como tecnologia de internet fixa foi incrementada em 375 mil assinaturas, com a demanda das residências (231 mil) superando a das empresas (144 mil).
“No quarto trimestre de 2023, mais de 80% das adições brutas de serviços sem fio fixos para [a divisão de] Consumidores ocorreram nos primeiros 76 mercados de banda C da Verizon”, diz a empresa, em trecho do relatório financeiro. “A Verizon está adiantada para atingir a meta de ter de 4 milhões a 5 milhões de assinaturas [de 5G FWA] até o fim de 2025”, acrescenta.
Na prática, o FWA já representa 28,3% da base de banda larga fixa da operadora no território norte-americano. A rede fixa com fio, incluindo as conexões de fibra óptica (6,9 milhões), totalizam 7,6 milhões de acessos. Sendo assim, ao todo, a empresa conta com 10,6 milhões de assinaturas de internet fixa.
No consolidado de 2023, a Verizon ativou 1,6 milhão de conexões de 5G FWA, das quais 982 mil foram em residências e 633 mil em empresas. Como comparação, os acessos de banda larga com fio tiveram saldo positivo, ao longo do ano, de apenas 166 mil. Levando em conta todas as tecnologias, as adições líquidas de clientes de banda larga fixa totalizaram 1,78 milhão.
Apesar do avanço consistente em FWA, a Verizon ainda fica atrás da rival T-Mobile no que diz respeito a acessos de 5G fixo nos Estados Unidos. Até o terceiro trimestre do ano passado, a T-Mobile contava com uma base de 4,2 milhões de assinaturas do serviço.