Nokia vai instalar rede 4G na Lua

Missão da NASA levará a rede para o tipping point lunar que terá 4 quilômetros de cobertura na Lua e "falará" com a Terra.
Nokia vai instalar 4G na Lua. Land space
Nokia vai instalar 4G na lua Foto: NASA / Unsplash

Barcelona – Ainda este ano, quando uma nova missão da NASA embarcar para a Lua, estará dentro da aeronave toda uma rede de telefonia celular 4G desenvolvida pela Nokia, e que vai ser instalada no tipping point lunar.  A missão da NASA, que constrói uma estação permanente em nosso satélite natural, passará a ter um serviço de comunicação com cobertura de 4 quilômetros em solo lunar e que fará a comunicação com a Terra.

Segundo Wilson Cardoso, CTO para América Latina da empresa, embora a plataforma  a  4G ser usada na Lua utilize a tecnologia LTE e vá ocupar uma frequência bem conhecida dos terráqueos, a de 2,6 GHz, os equipamentos são bastante diferentes aos usados na Terra. Isso porque, explicou, na Lua não é possível contar com o “fio terra”, pois o chão lunar é totalmente ionizado, e, por isso, foi preciso desenvolver uma solução própria para o projeto.

Satélite

Em seu stand no Mobile World Congress (MWC) a empresa apresenta também o rádio que habilita a rede de satélites de baixa órbita AST a se conectar diretamente com celulares  4G ou 5G. O acordo entre a fabricante finlandesa e a empresa de satélite, com duração de cinco anos, foi assinado em julho do ano passado e os primeiros equipamentos estão prontos.

O equipamento AirScale Single RAN da Nokia visa permitir que a AST SpaceMobile forneça serviços móveis para assinantes novos e existentes em regiões atualmente não atendidas por redes de comunicação terrestres. Isso inclui conectar dispositivos globalmente em terra, no mar ou em voo. A Nokia fornecerá  estações base  alimentadas por sua última geração de chipsets ReefShark System-on-Chip (SoC) da Nokia. O AST SpaceMobile se beneficiará dos cartões plug-in modulares de banda base da Nokia, que adicionam capacidade onde é necessário. A Nokia também fornecerá sua solução NetAct para gerenciamento de rede e operações diárias contínuas de rede, bem como otimização e serviços de suporte técnico.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2164