Nokia lança solução para WiFi residencial integrada a marketplace de aplicativos
A Nokia anunciou o lançamento da plataforma Corteca, uma ferramenta para aprimorar o WiFi doméstico e gerenciar de ponta a ponta dispositivos de banda larga, com acesso em nuvem e marketplace de aplicativos. A solução, disponibilizada para provedores de serviços de internet (ISPs), deve melhorar a experiência de conexão do cliente, reduzir custos operacionais e gerar novas receitas, informou a fabricante finlandesa.
Em nota, a Nokia diz que a plataforma foi projetada levando em conta que, apesar do aumento da velocidade de banda larga contratada pelos consumidores, mais de 40% das residências relatam problemas de conectividade. Além disso, as soluções de WiFi disponíveis, em geral, contam com processos de instalação complexos, interoperabilidade limitada, cobertura inconsistente e zonas mortas, problemas que devem ser atacados pela nova solução.
“A Corteca aborda esses desafios, oferecendo uma combinação de desempenho e dispositivos WiFi avançados em casa, juntamente com ferramentas eficazes de suporte ao cliente e monitoramento proativo na nuvem”, afirma a empresa.
Segundo a Nokia, a plataforma pode ser executada simultaneamente na nuvem e na casa do cliente, o que permite que as operadoras aprimorem as experiências de conexão. Além do mais, a solução tem por característica um software de código aberto, de modo que terceirizadas possam ofertar outros serviços.
A companhia informou que, em testes recentes com clientes, a Corteca aumentou em 70% a taxa de transferência via WiFi no horário de pico e reduziu em 50% o tempo médio de atendimento das chamadas de helpdesk.
Na prática, a solução consiste em três pilares:
• Corteca Cloud: um painel de controle inteligente para gerenciar redes WiFi domésticas e dispositivos conectados à banda larga;
• Corteca Applications: um marketplace para que provedores possam ofertar ferramentas e gerar novas receitas;
• Corteca Device Software: uma solução que potencializa a linha de dispositivos de banda larga da Nokia para gateways de fibra, FWA e redes mesh.
“Semelhante ao que o mercado de PCs e o mercado de telefonia móvel fizeram no passado, o mercado de CPE está separando sistematicamente o aplicativo do sistema operacional para empoderar desenvolvedores, habilitar operadoras e encantar os usuários”, diz Justin Doucette, líder de WiFi para Redes Fixas e Dispositivos de Banda Larga da Nokia. “A chave é uma abordagem única e verdadeiramente aberta – sem bloqueio de fornecedores e a capacidade de integrar com terceiros”, acrescenta.