Nokia lança plataforma de automação para data centers
A Nokia lançou nesta semana a Event-Driven Automation (EDA), uma plataforma de automação de data centers que utiliza Kubernetes e IA generativa.
Com o objetivo de eliminar o erro humano nas operações de rede, a EDA promete reduzir interrupções e o tempo de inatividade, diminuindo o esforço operacional em até 40%. A solução é direcionada a webscalers, empresas e provedores de serviços que enfrentam o aumento da demanda por infraestrutura automatizada.
A EDA foi projetada para “minimizar interrupções na rede e eliminar erros humanos”, diz a empresa. A plataforma reduz o esforço operacional em até 40%, afirma, simplificando operações críticas de ciclo de vida.
Vach Kompella, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de rede IP da Nokia, afirmou: “Nossa plataforma EDA de última geração é um divisor de águas para redes de data centers. Ao aproveitar o poder do Kubernetes, estamos permitindo que nossos clientes acessem uma abordagem moderna de automação de rede que reduz significativamente o esforço operacional e ajuda a eliminar erros humanos”.
Como funciona
A EDA integra gêmeos digitais, assistentes de IA generativa, além de se conectar a uma variedade de sistemas de gerenciamento de serviços de TI e plataformas de nuvem. Com isso, ela promete que as empresas possam adaptar suas infraestruturas de maneira mais eficiente, atendendo à demanda por automação em data centers.
Com o modelo as-a-service, a plataforma EDA se baseia no Kubernetes, um dos principais ambientes de automação e orquestração em nuvem, e oferece um sistema de microsserviços para automação de redes, tornando-a escalável e adaptável aos desafios da era da IA. (Com assessoria de imprensa)