Nokia lança equipamentos para ampliar conexão 5G em áreas urbanas e rurais

Produtos da família Wavence incluem rádios de transmissão de sinal e antena estabilizadora
Nokia anuncia equipamentos para potencializar sinal 5G
Nokia anuncia equipamentos projetados para ampliar sinal 5G em zonas urbanas e rurais densas (Foto: Divulgação/Nokia)

A Nokia anunciou, nesta segunda-feira, 6, o lançamento de produtos da família Wavence, projetada para oferecer suporte a operadoras móveis que atuam com conexão 5G em áreas urbanas e rurais.

O UBT-m XP, o mais novo rádio E-Band da empresa finlandesa, é uma unidade externa que promete entregar a maior potência de transmissão do mercado. Segundo a Nokia, o equipamento foi desenvolvido para aplicações de transporte de micro-ondas em regiões urbanas.

Além disso, a companhia disponibilizou a SteadEband, uma antena estabilizadora de três pés que combate problemas comuns apresentados por E-bands, como vibrações e movimentos da torre devido a efeitos térmicos. Combinada com o UBT-m XP, a antena consegue aumentar a distância típica do link E-Band em até 50%, aumentando o alcance de conectividade das operadoras móveis, informou a fabricante.

Segundo a Nokia, o UBT-m XP também deve apresentar os melhores resultados em termos de eficiência energética da categoria, com o dobro da potência de transmissão.

Para as zonas rurais, a empresa finlandesa anunciou o lançamento do Outdoor Channel Aggregator (OCA). O equipamento tem a finalidade de proporcionar às operadoras móveis o alcance e a capacidade necessárias para que suas redes de banda larga permitam o funcionamento adequado de aplicações rurais.

Os equipamentos da família Wavence, conforme a Nokia, podem ser integrados diretamente a dispositivos RAN e IP com gerenciamento comum. Os kits também foram projetados para reduzir o consumo de energia das redes de internet.

“Estamos fortalecendo ainda mais o nosso portfólio Wavence com a adição desses produtos de última geração”, afirmou, em nota, Giuseppe Targia, vice-presidente da divisão Microwave Radio Links da Nokia.

“A combinação vencedora do UBX-m XP e SteadEband oferece aos nossos clientes uma solução de transporte de alto desempenho com capacidade e cobertura para ambientes urbanos e rurais. Os links de micro-ondas são econômicos e rápidos de implantar, representando uma alternativa robusta para o backhaul de fibra”, complementou.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10568