Nokia lança chipset para equipamentos ópticos

Componente vai equipar placas para redes GPON e NG-PON
Close up on fiber optics – Shallow depth of field

A Nokia lançou hoje, 8, na Finlândia a linha Quillion de chipsets para equipamentos ópticos. Segundo a empresa, o componente reduz custo de implantação de redes 10G PON em suas redes de fibra. Também poderá equipar redes de usuários da tecnologia G.Fast.

A empresa diz que o chipset vai equipar as novas placas de 16 portas Multi-PON, cujas saídas reconhecem, simultaneamente, redes GPON e NG-PON. Com isso é possível alternar entre as diferentes tecnologia de redes ópticas sem interromper serviços.

O Quillion também foi configurado para reduzir a latência das comunicações, é programável, e capaz de compreender a “intenção” daquele tráfego de dados. Ou seja, é compatível com o conceito de fatiamento de rede previsto no transporte da 5G.

As operadoras que usam G.Fast também podem usar o chipset, que ocupa menos espaço (50% menos) e consome 10% menos energia, segundo a Nokia, em ambientes com rede de cobre. A fabricante não revelou custos de implantação. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10485