Nokia implanta rede privativa para a Jacto

Nova fábrica conectada da Jacto vai operar com rede LTE e 5G da Nokia, e fica pronta em dezembro e será em Paulópolis

Crédito-Freepik

A Nokia anunciou hoje, 3, que foi escolhida pela Jacto para implementar em sua nova planta industrial uma rede privada sem fio 4.9G/LTE e 5G.

A Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, está investindo na construção de uma fábrica inteligente 5G na cidade de Pompéia, no estado de São Paulo.

Com 96.000 metros quadrados, a planta vai abrigar um sistema de pintura automatizado, manuseio autônomo de veículos e um sistema de armazenamento automatizado. A planta contará, ainda, com um centro avançado de treinamento.

A Nokia foi escolhida para implementar uma rede privada sem fio, de nível industrial, construída a partir da solução ‘Nokia Modular Private Wireless’, com 5G NSA.

O espectro utilizado será a faixa de 700 MHz para 4.9G/LTE e a de 3,7 GHz, para 5G. A rede conectará toda a extensão da fábrica, com alta capacidade e latência ultrabaixa, concretizando o conceito de fábrica inteligente 5G.

A fábrica fica na unidade de Paulópolis (SP) e será inaugurada, já com a nova rede, em dezembro desde ano. Fernando Gonçalves, Presidente da Jacto, diz que a rede a Nokia “apresentou a melhor proposta em termos de qualidade, robustez e escalabilidade do produto para atender o nosso projeto”.

A Nokia implementou redes de missão crítica para mais de 2.200 clientes corporativos nos segmentos de manufatura, saúde, transporte, energia, portos, webscale e setor público, por todo o mundo. A fabricante aposta no segmento como alternativa de expansão além das redes 5G para operadoras de varejo – sem deixar de trabalhar com elas. Tanto que no final de junho anunciou acordo com a Telefónica para revenda das soluções de redes privativas na América Latina.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111