Nokia fecha contrato de Open RAN com a Deutsche Telekom na Alemanha

Fornecedora finlandesa substituirá a Huawei nas redes 5G da operadora alemã; contrato prevê a instalação de mais de 3 mil sites e inclui participação da Fujitsu
Nokia será fornecedora de 5G Open RAN da Deutsche Telekom
Deutsche Telekom selecionou a Nokia como fornecedora de RAN 5G (crédito: Freepik)

A Nokia anunciou, nesta quarta-feira, 27, a celebração de um contrato com a Deutsche Telekom para instalação de mais de 3 mil sites de telefonia móvel na Alemanha. A iniciativa faz parte do projeto de redes abertas via rádio (Open RAN) da operadora alemã. Valores não foram revelados.

Em comunicado, a Nokia informou que o projeto “abrange uma implementação em massa de tecnologia compatível” com Open RAN. A Fujitsu também integra o acordo, que já está em curso no norte da Alemanha.

A Nokia ainda celebrou ter voltado a atuar como fornecedora da “maior operadora de telecom da Europa”. Inclusive, a empresa finlandesa destacou que vai “substituir o fornecedor incumbente na área abrangida pelo acordo”.

No caso, a fornecedora atual é a Huawei. Contudo, o governo alemão determinou o banimento da Huawei e da ZTE das redes 5G. Até o fim de 2026, as redes móveis principais devem estar livres de equipamentos dessas empresas. Mais tarde, em 2029, as infraestruturas de RAN 5G não poderão conter sistemas críticos das fornecedoras chinesas.

Como parte do acordo com a Deutsche Telekom, a Nokia vai fornecer equipamentos do seu portfólio 5G AirScale, linha compatível com sistemas Open RAN, incluindo rádios MIMO de alto desempenho. A Fujitsu participará do acordo com soluções de rádio de banda média.

“Este acordo é mais uma prova do nosso compromisso significativo com o Open RAN de vários fornecedores e garante que tenhamos maior escolha de fornecedores para redes de acesso via rádio”, disse Abdu Mudesir, CTO e diretor geral de Tecnologia da Deutsche Telekom na Alemanha.

“Enquanto outros falam sobre fazer Open RAN, a Nokia está realmente fazendo isso e em grande escala”, afirmou Tommi Uitto, presidente da divisão de Redes Móveis da Nokia.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1137