Nokia e T-Mobile obtêm velocidade de 1,3 Gbps usando espectro não licenciado

Fabricante e operadora recorrem a espectro usado no WiFi para ampliar a capacidade da rede celular

abstrata-internet-app-velocidade-persectiva

A fabricante de equipamentos para redes Nokia e a operadora norte-americana T-Mobile anunciaram um feito inédito. Dizem ter conectado aparelhos com velocidade de troca de dados de 1,3 Gbps. Para isso, usaram todo o espectro disponível em faixas licenciadas para o LTE-Advanced e também bandas não licenciadas.

Ao todo, juntaram em uma só conexão, em laboratório, cinco portadoras (faixas diferentes para a transmissão dos dados), modulação 256QAM, 4×4 MiMo e a tecnologia Licensed Assisted Access (LAA), que permite usar parte do espectro não licenciado geralmente destinado ao WiFi, através de roteadores com 14 antenas.

Segundo as empresas, a tecnologia será usada para conexões 5G no futuro próximo. Claro, para isso acontecer, ainda é preciso que o padrão da quinta geração (IMT-2020) de fato preveja o uso de tais equipamentos e com tais características. O padrão só será definido em 2019.

A operadora estuda instalar small cells com suporte ao LAA em todos os Estados Unidos. A empresa é a única que vende, no país, um modem WiFi que também funcionada como reforço para sua rede celular.

Nos EUA, AT&T e Verizon prometem lançar redes comerciais de quinta geração até o final desde ano, embora os aparelhos compatíveis só devam chegar ao mercado na segunda metade de 2019. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122