Nokia compra desenvolvedora de tecnologias de acesso por cabo

Gainspeed virtualizou funções de redes de cobre e desenvolveu tecnologia capaz de ampliar capacidade de redes que usam cabos HFC.

A Nokia comprou a Gainspeed, uma startup norte-americana que aperfeiçoou a tecnologia de acesso a redes IP por meio de cabos de cobre. Detalhes financeiros no negócio, porém, não foram revelados.

Os produtos da Gainspeed caem como uma luva no portfólio da Nokia pós-fusão com Alcatel-Lucent. Isso porque são tecnologias que multiplicam a capacidade de uma infraestrutura de cobre, ao mesmo tempo que reduz consumo de energia no headend e distribui o processamento de dados para as bordas da rede. Também virtualiza funções hoje dependentes de equipamentos e simula conexões ethernet em nós de redes de cabo.

Concluída a aquisição, que ainda passa pelo escrutínio de autoridades dos Estados Unidos, a Gainspeed será integrada ao segmento de redes fixas da Nokia. A Gainspeed tem entre os clientes a norte-americana Comcast e a europeia Libert Global. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10597