Nokia aposta no mercado corporativo e remodela marca

A empresa quer ampliar significativamente sua participação no mercado B2B, que cresceu no ano passado 27% e representou 8% das receitas.

Barcelona – A Nokia, tradicional fabricante para as operadoras telecomunicações, direciona suas fichas agora para o mercado corporativo e, para isso, decidiu até mesmo remodelar  a sua marca. Essa foi a principal mensagem da empresa na coletiva de imprensa, promovida hoje, 26, um dia antes da abertura oficial do Mobile World Congress. O recado foi claro: ” estamos renovando nossa marca, para liderar o potencial da digitalização de toda a indústria”, afirmou o CEO Pekka Lundmark.

Segundo o executivo, a estratégia, traçada há pouco tempo, já mostra resultados. No ano passado, o segmento de “enterprise” cresceu 27% em faturamento, quando somou 2 bilhões de euros, ou 8% das receitas totais da empresa.

Para reforçar seu posicionamento nesse segmento, sem deixar de lado os clientes que constroem as redes de telecomunicações, a Nokia construiu seis pilares sobre os quais irá direcionar a sua atuação. São eles: 1- crescer mais rapidamente do que o mercado no segmento de operadoras de telecomunicações; 2- gerenciar o portfólio de produtos de maneira ativa, para ganhar liderança para além da rede óptica passiva; 3- ampliar a capacidade das redes privativas e oferecer soluções “as a service”; 4- assegurar a longevidade das soluções de segurança dos produtos Nokia; 5- construir novos modelos de negócios com pequenas barreiras de entrada; 6- desenvolver soluções ESG (Enviromental, Social and Governance) que tragam vantagens competitivas.

Para solidificar esses pilares, contará com os seguintes “facilitadores”, assinalou Lunkmark:  talento de sua equipe; pesquisa e desenvolvimento contínuos e de longa duração; digitalização mirando as demanda dos consumidores e reposicionando a marca da Nokia. “Queremos liderar o a inovação para o mercado B2B”, vaticiou Lundmark.

Celular

Sem se esquecer da indústria de celular, a Nokia adiantou também, durante a coletiva, alguns dos lançamentos que estará mostrando no evento. Entre eles, disse Tommi Uitto, presidente da unidade de Mobile Network, estarão presentes a nova família dos rádios Mimo, conhecidos como Habork capazes de atuar em qualquer plataforma; em qualquer tipo de nuvem; em qualquer arquitetura e ainda reduzir em 30% o consumo de energia.

 

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279