No 2º dia da CES 2021, inovações miram os gamers
Hoje, 12, aconteceu o segundo dia da maior feira de produtos eletrônicos de consumo, a CES 2021, realizada desta vez em edição online, e não em Las Vegas, nos EUA, como sempre.
Para além do 5G, muitas das inovações das empresas se voltam para o público gamer. Diversos dos produtos anunciados buscam uma melhor resolução de imagem e maior velocidade, com o intuito de melhorar a experiência nos jogos.
O mercado de games já superou o de música, televisão e cinema juntos e chegou a faturar quase US$ 200 bilhões. Veja alguns dos novos produtos anunciados pelas empresas no segundo dia da feira:
AMD
A AMD anunciou processadores para notebooks Ryze 5000. Os componentes vão equipar laptops produzidos por Lenovo, HP e Asus, já no primeiro semestre de 2021. Estima que serão lançados 150 modelos de computadores baseados no novo chip.
O processador usa a arquitetura Zen 3, que segundo a empresa tem desempenho “sem precedentes” e “incrível” duração de bateria. Uma das inovações, o AMD Ryzen 5000 H-, foca em uma melhor experiência em jogos. Essa linha contém 8 núcleos e 16 threads. O modelo AMD Ryzen 9 5980HX é capaz de aumentar em até 23% performances single-thread, e em 17% performances multi-thread, em relação à geração anterior.
Para desktopo também tem novidade. A empresa anunciou os processadores Ryzen 9 5900X e Ryzen 7 5800X, que seriam 24% mais rápidos para jogos que a geração anterior. Já a linha AMD Ryzen 5000 U- se volta para usuários convencionais. Dentre os processadores da série, o AMD Ryzen 7 5800U oferece performances single-thread 16% mais rápidas e performances multi-thread 13% mais velozes.
Samsung
A Samsung divulgou o chip Exynos 2100, dito como o mais avançado da empresa, é o primeiro processador móvel 5G premium da sul-coreana. Foi construído no processo de 5 nanômetros (nm) e tem, diz a fabricante, consumo de energia até 20% menor ou desempenho geral 10% maior do que o predecessor de 7nm. Isso melhora a experiência para jogos e multitarefas.
O produto conta com a plataforma gráfica e computacional de próxima geração da Arm. A CPU octa-core vem em uma estrutura tri-cluster composta de um único núcleo poderoso Arm Cortex-X1 que funciona a até 2,9 GHz. Também, possui três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro Cortex-A55 de baixo consumo de energia, o que proporciona mais de 30% de melhoria no desempenho de vários núcleos do que o antecessor.
LG
A LG apresentou as novas linhas de monitores Ultra. São eles: UltraGear, UltraWide e UltraFine. O UltraGear foi desenvolvido tendo em vista o aprimoramento da experiência para jogos por meio de maior velocidade de atualização da imagem, qualidade de imagem, alta resolução de tela e uma alta gama de cores.
O monitor UltraWide é voltado para criadores de conteúdo digital, desenvolvedores e aqueles que precisam realizar multitarefas regulamente. O dispositivo também busca trazer conectividade. Com esse objetivo, a opção Thunderbolt 4 fornece simultaneamente transferência rápida de dados e entrega de energia por meio de um único cabo.
Por sua vez, o UltraFine foca nos profissionais da indústria criativa, como produtores de filmes e atistas de efeitos visuais. O display OLED oferece ao monitor uma taxa de contraste de 1.000.000: 1 e precisão de 99% dos espaços de cores do DCI-P3 e do Adobe RGB. Para se conectar com diversos dispositivos, o UltraFine conta com diversas portas: SB Type-C com carregamento de 90 W, dois DisplayPort, um HDMI e três USB.
Rog
A Asus Republic of Gamers (ROG) destacou quatro novas inovações durante o CES 2021: Zephyrus Duo 15 SE, Strix SCAR 15 e Strix SCAR 17 e ROG Flow X13. O primeiro é um notebook para game com Tela de 14,1 polegadas sensível ao toque. Dispõe de GPU para notebook GeForce RTX 3080 e CPU AMD Ryzen 9 5900HX, além de tela principal atualizada com Adaptive-Sync e cores com validação. Ele estará disponível em Portugal no mês de janeiro a partir de € 3.999,99.
O notebook Strix SCAR 17 apresenta uma taxa de atualização de tela de 360 Hz e tempo de resposta de 3 ms, a mais rápida do mundo. Assim como o Strix SCAR 17, o Strix SCAR 15 dispõe de bateria de 90Wh com suporte para carregamento rápido.
Por fim, o notebook ROG Flow X13 possui tela de 13” e dobradiça de 360°. O dispositivo conta com processador AMD Ryzen 9 5980HS e GPU, GeForce GTX 1650, com monitores monitores 4K Ultra HD ou Full HD de 120 Hz, ambos dispondo de Adaptive-Sync. No entanto, ainda não há nenhuma previsão para disponibilidade dessas inovações no Brasil. (Com assessoria de imprensa)