Nível de emprego no setor eletroeletrônico regride 10 anos
As indústrias elétricas e eletrônicas fecharam 7 mil postos de trabalho no acumulado de janeiro a abril de 2016, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). Apenas no mês de abril foram extintas 1,6 mil vagas. Nos últimos 12 meses, foram fechados 48 mil postos de trabalho.
O número de empregados diretos no setor caiu para 241 mil, mesmo nível de emprego do setor há cerca de 10 anos. No começo do mês, ainda sem dados de abril, a entidade explicou as demissões como resultado da prolongada crise política e da desaceleração da economia no país. Seu presidente, Humberto Barbato, ainda ressaltou que no momento não é possível enxergar tendência de reversão.
“Vai depender muito da confiança que se instale nos diferentes agentes econômicos com as mudanças que vierem a acontecer, e em função do retorno da capacidade de agir do governo. Precisamos superar esta fase interminável de turbulência que paralisou o governo e o país”, falou. (Com assessoria de imprensa)