New Calling: operadoras discutem o futuro das chamadas telefônicas no MWC 2023

Com apoio do 5G, soluções de Novas Chamadas podem incluir recursos interativos, como experiências de realidade estendida
New Calling deve mudar a forma com que chamadas telefônicas são feitas
Indústria de New Calling deve transformar as chamadas telefônicas na era do 5G (crédito: Freepik)

A operadora China Mobile e a Iniciativa Global TD-LTE (GTI), com apoio da fornecedora de equipamentos de redes de telecomunicações Huawei, realizaram, nesta quarta-feira, 1º, o “5G New Calling Industry Development Forum” (Fórum de Desenvolvimento da Indústria de Novas Chamadas 5G, em tradução livre). O encontro ocorreu no Mobile World Congress, que acontece nesta semana em Barcelona, na Espanha.

Com a participação de operadoras multinacionais, fornecedores de dispositivos e parceiros da indústria de telecomunicações, o fórum discutiu direções para o desenvolvimento do ecossistema de Novas Chamadas (New Calling). Em tese, trata-se de soluções que, valendo-se de recursos multimídia, redefinem os serviços de chamada tradicionais, oferecendo uma experiência mais imersiva e interativa aos usuários.

Segundo o fórum, com apoio da tecnologia 5G, a indústria de Novas Chamadas deve revitalizar as ligações telefônicas, abrindo novos modelos de negócio às empresas que atuam no mercado de telecomunicações.

“Um ecossistema de Novas Chamadas aberto, cooperativo e em que todos saem ganhando requer esforços colaborativos de todas as partes do setor”, afirma o fórum, em nota. “Este fórum reúne o poder de todos os parceiros da indústria para liderar continuamente o desenvolvimento da indústria de ligações e criar maior valor social e comercial”, acrescenta.

Richard Liu, presidente da Linha de Produtos de Rede em Nuvem da Huawei, afirmou que a indústria de Novas Chamadas libera um vasto potencial de serviços de chamadas das operadoras e aumento o valor das ligações nativas.

Além disso, Liu destacou que a solução de Novas Chamadas da Huawei vai transformar os serviços de ligação de voz e vídeo em comunicações inteligentes e interativas, permitindo que as operadoras se beneficiem de conteúdo de alta qualidade em vez de chamadas telefônicas unidimensionais.

David Moro Fernández, chefe de Plataformas de Serviço e Rede de Voz da Telefónica, indicou que a companhia espanhola planeja oferecer, na era do 5G, uma experiência de comunicação mais imersiva. Segundo o executivo, as operadoras precisam inovar os serviços ligações telefônicas, incorporando vídeos e experiências de realidade estendida (XR) às chamadas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11031