Netspaces adquire tokenizadora de imóveis para incorporadoras

De acordo com a empresa, ação faz parte dos planos de construir um ecossistema global de tokenização imobiliária

Netspaces adquire tokenizadora de imóveis para incorporadoras

A Netspaces, plataforma para criação, transação e gestão de propriedades digitais, adquiriu a Insignia Assets, tokenizadora de imóveis para incorporadoras. O negócio faz parte dos planos da proptech de construir um ecossistema global de tokenização imobiliária. Para isso, além de fusões e aquisições com empresas afins — como ocorre com a tokenizadora de imóveis para incorporadoras Insignia Assets — a empresa afirma que também está em andamento o programa de licenciamento da tecnologia e da estrutura jurídica para players do mercado imobiliário.

Batizado de Propriedade Digital, o recurso permite que construtoras, incorporadoras e demais negócios do segmento ingressem no universo das transações imobiliárias digitais. Presente em 70 cidades do Brasil, a expectativa é chegar a 100 licenças até o final deste ano.

De acordo com o CEO da Netspaces, Andreas Blazoudakis, a aquisição acontece em um momento ideal para ambas as empresas. Isso porque, desde suas fundações em 2021, a Netspaces e a Insignia mantinham intenção mútua por um M&A.

“Assim como a Netspaces, a Insignia tem o propósito de democratizar o acesso ao mercado imobiliário a partir da tokenização de ativos. Este foi o momento ideal que encontramos para essa operação, até para escalarmos nossas soluções com a chegada da moeda Real Digital [Drex], que estará nas mãos dos consumidores nos próximos anos”, destaca.

Cashback em token

Com o negócio, a empresa passa a ser a tokenizadora oficial da startup de imóveis residenciais inteligentes Housi, incluindo a rede nos programas da Netspaces junto a incorporadoras nacionais e internacionais.

Segundo a Netspaces, uma das primeiras ações realizadas é o início do projeto Cashback Token Housi, no qual compradores dos empreendimentos da Housi podem receber cashback em token. Os ativos serão provenientes da divisão do aluguel de uma das unidades do prédio entre os proprietários das demais unidades. Quem inaugura essa ação são os 89 donos de apartamentos do Porto Privilege, condomínio da incorporadora Carozzo, localizado próximo à praia do Porto da Barra, em Salvador, na Bahia.

O condomínio é administrado pela Housi e a entrega do Cashback Token será realizada diretamente pela Netspaces. Na prática, por meio da Propriedade Digital, que é o padrão de tokenização imobiliária da Netspaces com registro do token em cartório, os proprietários receberão um token que confere direitos sobre outro apartamento do mesmo prédio, inclusive com o recebimento de locativos quando este imóvel estiver alugado. A quantia irá direto para suas carteiras digitais e pode ser usada para abater valores do próprio condomínio ou como parte de pagamento de outros imóveis digitais.

A incorporadora do Porto Privilege também faz parte do programa Propriedade Digital da Netspaces, sendo capaz de transacionar imóveis em menos de três minutos com clientes distribuídos por todo o Brasil.

Novo executivo

Para comandar a expansão, a empresa também anunciou a contratação de Rubens Neistein como diretor de Negócios Internacionais. Ele é membro do Conselho da Associação Internacional de Tokenização Imobiliária (FIBREE, na sigla em inglês) e também do Grupo de Trabalho de Tokenização Imobiliária (GTTI), aliança criada em novembro de 2023 entre a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) e o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim).

“A Netspaces possui atualmente ao menos uma incorporadora se preparando para transações imobiliárias tokenizadas em cada um dos municípios que atua, totalizando 70 projetos encaminhados. Agora, assumindo o posto de tonekizadora oficial da Housi, é esperada a adição de mais 120 incorporadoras atendidas pela rede. Isso significa um crescimento do potencial imediato de mais de 100%”, observa Neistein. (Com assessoria de imprensa) 

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1900