Netflix é o streaming favorito dos brasileiros

Segundo levantamento da empresa RankMyApp, a Netflix é a plataforma de streaming favorita dos brasileiros, com 1,1 milhões de downloads mensais, dominando o mercado.

Netflix faz nova tentativa de compartilha senha. Crédito-Freepik

A RankMyApp divulgou o ranking dos aplicativos de vídeo mais baixados no país em 2022. O estudo considera os dados da Google Play, entre janeiro e outubro, e aponta que a Netflix é a plataforma de streaming preferida dos brasileiros, com média de 1,1 milhão de downloads por mês, representando 59% do total.

Na sequência, aparecem Amazon Prime Video (18%), Disney+ (13%), HBO Max (8%) e Paramount+ (2%).

Com o resultado, a Netflix lidera o mercado nacional de streaming com quase 60% de fdas instalações da Google Play feita por brasileiros, superando os outros quatro principais rivais juntos.

“Os números comprovam a liderança isolada da Netflix, mas também chama atenção a disputa acirrada entre Amazon Prime Video e Disney+, embora o Prime Video tenha estado à frente a maior parte do tempo”, explica Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp.

“Uma das explicações para isso é a data de lançamento das plataformas no Brasil, com a Netflix surgindo em setembro de 2011 e a mais próxima, que é a Amazon Prime Video, apenas cinco anos depois, em dezembro de 2016”, acrescenta. 

Segundo o estudo, é possível mapear o interesse dos usuários por região e estado no país, em valores de 0 a 100 – onde 100 é o período ou o local com maior volume de pesquisa, e 0 o menor.

A Netflix foi mais procurada no Centro-Oeste, em especial no estado de Goiás, e menos procurada no Nordeste, com o Piauí apresentando menor resultado (84). O Prime Vídeo teve maior presença no Sul e Sudeste, com o Paraná em evidência, mas teve pior desempenho no Norte, e o Pará na última posição (60). O Disney+ apareceu em mais buscas no Sudeste (destaque para o Rio de Janeiro) e em partes do Sul e do Nordeste, mas com o Piauí em último lugar (53).

O Paramount+ se saiu melhor no Sudeste (destaque para São Paulo) e em parte do Nordeste, porém não teve muita procura no Norte, tendo o estado do Acre o pior índice (44). Em relação ao streaming HBO Max, a maior presença está em partes das regiões Sudeste (São Paulo) e Nordeste (Ceará), com menor presença no Espírito Santo (62).

Observando os dados compilados em relação à classificação, a Netflix, além de receber mais avaliações de usuários que também consomem outros aplicativos de streaming, ainda detém uma menor taxa de avaliações negativas em relação aos positivos: 70,7%.Em seguida aparecem Amazon Prime Video (74,3), Disney+ (78,1) e Paramount+ (103,1). Nesse critério, a HBO Max apresentou o pior resultado, com 159,6%.

Em relação a gênero, os usuários homens interagem muito mais através de comentários dos apps analisados, sendo responsáveis por mais que o dobro de avaliações na comparação com as mulheres.

O mapeamento mostra também que, considerando a média total, os usuários da Netflix estão mais satisfeitos. A plataforma de streaming registrou média de 2,79 e lidera em todas as subcategorias: Cobrança, Atendimento ao Cliente, Funcionalidades, Login, Performance e Serviços. Na sequência aparecem: Amazon Prime Video (2,41), Paramount+ (2,13), Disney+ (2,10) e HBO Max (1,98).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575