NEC utiliza IA em tecnologia para checagem de informações

A tecnologia da NEC utiliza IA de ponta, como Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM), para analisar e julgar a autenticidade do conteúdo desde texto, imagens, vídeo até áudio

NEC utiliza IA em tecnologia para checagem de informações

A NEC está desenvolvendo uma tecnologia que utiliza inteligência artificial (IA) para checagem de informações na internet. A iniciativa é parte de um projeto do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão. O intuito do projeto é desenvolver e demonstrar tecnologias que possam verificar a confiabilidade de dados online, auxiliando no combate a informações falsas e enganosas.

De acordo com a empresa, a eficácia da nova tecnologia está sendo avaliada por organizações de verificação de fatos, como o Japan Fact-check Center e meios de comunicação de massa, incluindo emissoras de TV. O período de teste da tecnologia, que começou no mês passado, vai até março de 2025. A ideia é que a tecnologia esteja disponível para aplicação prática entre o ano que vem e 2026.

A tecnologia da NEC utiliza IA de ponta, como Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM), para analisar e julgar a autenticidade do conteúdo, desde textos, imagens, vídeos até áudios.

A empresa explica que a ferramenta detecta se imagens e outros dados foram manipulados. Em seguida, a IA reconhece os diferentes tipos de dados, convertendo-os em texto. Depois, Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) especializados na análise de informações falsas avaliam o texto para determinar se o conteúdo é correto, se a informação possui uma fonte confiável e se há inconsistências entre os dados (por exemplo, discrepâncias entre o texto e o conteúdo de vídeo).

Segundo a NEC, a tecnologia também cria documentos em um formato semelhante aos relatórios e artigos preparados por especialistas em organizações de verificação de fatos e ajuda a aprimorar as operações de checagem. Isso permite ajustes conforme as instruções do usuário, como a exclusão de informações não confiáveis ou a adição de novas informações. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10924