NEC lança solução para reduzir o consumo de energia de redes móveis
A NEC anunciou o lançamento de uma solução para operadoras de redes móveis reduzirem o consumo de energia.
Disponibilizada pela Nec Aspire Technology Limited, subsidiária da multinacional japonesa, a Energy Saving foi projetada para diminuir o gasto de eletricidade na Rede de Acesso de Rádio (RAN).
Segundo a empresa, a solução conta com suporte para as tecnologias 4G e 5G, além de ser adaptável aos requisitos de cada tele.
A RAN é responsável por cerca de 73% do consumo total de energia de uma operadora móvel, de acordo com pesquisa da GSMA Intelligence. O levantamento ainda aponta que a despesa com eletricidade é o terceiro maior custo para as telecoms, ficando atrás somente do aluguel de sites e da mão de obra.
Além disso, a tecnologia 5G deve pesar nas contas das operadoras no que diz respeito ao consumo elétrico. A GSMA Intelligence estima que, em razão da escalada do uso da quinta geração móvel, as redes celulares devem dobrar o consumo do insumo no período de 2020 a 2025.
Nesse sentido, a NEC diz que a Energy Saving trabalha com Inteligência Artificial (IA) para analisar e prever de forma autônoma os padrões de tráfego de rede, permitindo que as operadoras ajustem os recursos à capacidade e ao desempenho necessários.
“O 5G está colocando muita pressão no consumo de energia das operadoras, especialmente enquanto elas mantêm as redes 2G, 3G e 4G funcionando”, ressalta Declan Friel, CTO da NEC Aspire Technology, em nota.
“Nossa aplicação multifornecedor com AI aprende o comportamento do tráfego e age continuamente em um loop fechado totalmente automatizado, sem qualquer intervenção manual. A solução está ativa e oferece economia de OPEX para operadoras em todo o mundo, e agora estamos ampliando essa oferta junto com a NEC”, acrescenta.
De acordo com a fabricante, a Energy Saving foi desenvolvida para servir de suporte em sites com alimentação híbrida e para maximizar o tempo de execução da bateria durante períodos fora da rede, estendendo, assim, a disponibilizado do serviço móvel. A expectativa é de que a solução gere pelo menos três vezes mais economia de energia em comparação com os recursos tradicionais.
“Essas economias podem aumentar em até dez vezes, dependendo do comportamento do tráfego e da topologia da rede”, indica a NEC, em nota.