NEC e Celonis integram GenIA e inteligência de processos

A prova de conceito está sendo realizada como parte de uma parceria estratégica anunciada em 2023 entre a multinacional japonesa e a empresa alemã

NEC e Celonis integram GenIA e inteligência de processos

A multinacional NEC e a alemã Celonis anunciaram que deram início, em maio, a uma prova de conceito para integrar a inteligência artificial generativa (GenIA) desenvolvida pela primeira à plataforma de inteligência de processos da segunda. A iniciativa faz parte de uma parceria estratégica entre as duas empresas, anunciada em 2023.

Ainda no ano passado, a NEC deu início a testes para combinar a sua inteligência artificial e a tecnologia de mineração de processos junto a pessoas cuja língua materna é o japonês. De acordo com a empresa, ao utilizar a GenIA, mesmo pessoas sem conhecimento especializado em mineração de processos poderiam se beneficiar da inteligência de processos em tempo quase real e analisar operações comerciais usando o idioma japonês.

Ao mesmo tempo, os testes mostraram melhoras nas operações comerciais, tendo, por exemplo, redução nos atrasos de gerenciamento de pedidos e das operações seguintes devido a retrabalhos. A partir desses resultados, a multinacional japonesa decidiu integrar ainda mais a sua GenIA à tecnologia de mineração de processos da Celonis.

Com isso, a NEC explica que, mesmo usuários sem experiência em mineração de processos vão conseguir visualizar e analisar rapidamente os processos de negócios por meio de conversas em linguagem natural da GenIA da Nec, eliminando, assim, a necessidade de ler grandes quantidades de textos.

“Combinar a inteligência artificial generativa da NEC e a inteligência de processos da Celonis capacitará mais pessoas a identificarem oportunidades de otimização de processos e a acelerarem a transformação de negócios. Juntos, continuamos a ajudar nossos clientes a impulsionar um impacto positivo em todas as áreas, incluindo receitas, custos e sustentabilidade”, afirma Bastian Nominacher, cofundador e Co-CEO da Celonis.

“A combinação da inteligência de processos da Celonis com a velocidade e alta performance da IA generativa da NEC permitirá a criação de oferta de serviços avançados de consultoria, que aceleram a tomada de decisões e melhoram o acesso das empresas a capacidades analíticas. Acreditamos que isso contribuirá para a realização de uma transformação digital de alta qualidade em pouco tempo”, disse Toshifumi Yoshizaki, senior vice-presidente e CDO da NEC Corporation. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10693