NEC e BID fecham acordo para fornecer soluções de governo digital
A NEC e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram, nesta quinta-feira, 8, a assinatura de um novo acordo que visa à implantação de iniciativas conjuntas de governo digital na América Latina e no Caribe. A parceria deve envolver o desenvolvimento de soluções de conectividade e infraestrutura digital, além de ferramentas para aprimoramento dos serviços públicos.
Em nota, a NEC destacou que a iniciativa tem o objetivo de melhorar o conhecimento e as habilidades técnicas dos formuladores de políticas e líderes corporativos, bem como fortalecer as instituições latino-americanas e caribenhas. O projeto também se propõe a melhorar os serviços governamentais, incluindo capacitação para populações vulneráveis.
O acordo prevê que o BID e a NEC invistam em programas de conhecimento via conferências e workshops sobre infraestrutura digital e aplicações tecnológicas. Um dos temas que fará parte do escopo da ação é a Inteligência Artificial (IA).
A companhia japonesa de tecnologia da informação e eletrônica informou que a parceria também inclui treinamentos, programas de capacitação, desenvolvimento de cursos, colaboração em provas de conceito, programas-piloto e identificação de potenciais projetos para cofinanciamento ou coinvestimento na América Latina e no Caribe.
Além disso, o acordo conta com incentivos para colaborações em áreas como segurança cidadã e modelos de resiliência climática.
“Novos avanços em tecnologias, como biometria e IA, nos oferecem oportunidades para contribuir para o bem-estar das comunidades de maneiras novas e concretas”, disse Takayuki Morita, presidente e CEO da NEC Corporation, em nota.
Na avaliação do presidente do BID, Ilan Goldfajn, o acordo se mostra eficaz ao reforçar o compromisso da instituição com o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. “Nosso foco principal será oferecer soluções digitais aos governos para atender às suas populações, especialmente as vulneráveis”, afirmou, também em comunicado.