Não Me Perturbe agora tem aplicativo para bloquear ligações

Plataforma reúne mais de 11 milhões de números cadastrados. Bloqueio vale para oferta de crédito consignado e serviços de telecom.

A plataforma Não Me Perturbe – criada para bloquear ligações de oferta de crédito consignado e serviços de telecomunicações – lançou aplicativo para celular nesta quinta-feira, 23. O download está disponível para os sistemas Android e iOS.

“O aplicativo é uma opção a mais para o usuário que quiser aderir à plataforma e se cadastrar para não receber mais ligações indesejadas com ofertas de serviço de telecomunicações e oferta de crédito consignado”, afirma José Bicalho, diretor do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), integrante da Conexis.

A lista de empresas já cadastradas está disponível no site da plataforma e no aplicativo. Usuários podem inserir novos números para bloqueio.

Não Me Perturbe

A plataforma Não me Perturbe foi criada em  2019, por iniciativa  das operadoras de telecom para melhorar a relação com os consumidores. O banco de dados já tem mais de 11 milhões de números de telefones cadastrados.

A Conexis aponta resultados positivos desta medida. A entidade destaca que em janeiro de 2023, por exemplo, o número de reclamações de usuários de telecom registradas na Anatel caiu 28,4% em relação a janeiro de 2022.

Há outras medidas do usuário evitar e bloquear ligações indesejadas. Uma delas é a identificação de chamadas de telemarketing antes de atender, são aquelas que contam com o prefixo 0303, uma exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vigente desde o ano passado.

Os consumidores podem denunciar à Anatel ou ao Não Me Perturbe os casos de empresas de telemarketing que oferecem serviços a partir de ligações sem o código.

Denúncias

Entre os 11 milhões de números cadastrados na plataforma Não Me Perturbe até o final de 2022, o Distrito Federal tem a maior proporção entre telefones fixos e móveis, 7,1% da base de telefone do DF está registrada na Não Me Perturbe.

Já São Paulo tem o maior número absoluto de bloqueios, 5,17 milhões de números cadastrados na plataforma, o que responde por 5,9% dos 87 milhões da base de telefonia fixa e móvel do estado.

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Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

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