MWC 2024: veja as novidades tecnológicas apresentadas na feira

Empresas levaram à Mobile World Congress ferramentas com base em IA e aplicações que devem estimular a monetização do 5G; soluções para 5.5G e computação quântica também tiveram espaço
Confira as novidades tecnológicas do MWC 2024
Além de tecnologias para telecom, novidades na edição de 2024 da feira incluem produtos como bicicleta 5G e cartões SIM quânticos (crédito: Divulgação/MWC)

O Mobile World Congress (MWC) 2024 chegou ao fim nesta quinta-feira, 29. Nos quatro dias do evento, diversas empresas que atuam no setor de telecomunicações móveis, incluindo operadoras, fabricantes de equipamentos e fornecedores de soluções de tecnologia digital, apresentaram produtos inovadores que estão para chegar ao mercado.

Neste ano, os destaques incluem a incorporação da Inteligência Artificial (IA) como solução de aprimoramento de desempenho, o anúncio de processadores mais robustos e o uso do 5G – e de sua versão turbinada, o 5.5G – em novas aplicações, com a possibilidade de rentabilizar as redes de quinta geração em atividade.

Confira, a seguir, alguns anúncios feitos por algumas das principais empresas do setor no MWC 2024.

Nokia

Em meio ao evento, a Nokia anunciou que a sua solução de Cloud RAN (rede de acesso via rádio em nuvem) estará disponível comercialmente ainda em 2024. A fabricante informou que conduziu testes bem-sucedidos em todo o mundo com fornecedores de hardware, webscales e chipsets. A empresa finlandesa ainda destacou que o anyRAN, como a plataforma é chamada, será utilizada por parceiros como Cisco, HP e Microsoft.

Ericsson

Comprometida a entregar soluções capazes de rentabilizar os investimentos das operadoras nas redes 5G, a Ericsson apresentou na feira uma aplicação de fatiamento de rede (network slicing). Ainda em forma de prova de conceito (PoC), a tecnologia foi desenvolvida em um experimento realizado em parceria com a Turkcell, operadora da Turquia. Segundo a Ericsson, a ferramenta demonstrou suporte a múltiplas fatias em uma rede 5G comercial, utilizando diferentes aplicações de uso pessoal e de trabalho.

Huawei

A Huawei foi, provavelmente, a empresa que mais apresentou novidades na feira. Os principais anúncios dizem respeito a soluções adaptadas ao 5.5G, tecnologia que é uma grande aposta da fornecedora, envolvendo backhaul móvel, campus corporativo, transporte convergente e rede de data center. Saiba um pouco mais sobre cada ferramenta:

• Net5.5G Mobile Backhaul: a solução é compatível com 4G, 5G e 5G Avançado, superando a taxa de 100 Gigabit Ethernet (GE).

• Net5.5G High-Quality 10 Gbps Campus: a plataforma desenvolvida para ambientes empresarias inclui capacidades de WiFi 7, com os ISPs podendo oferecer mais serviços sobre a rede e gerar novas receitas.

• Net5.5G Converged Transport: a aplicação fornece 400 GE de alta densidade cobrindo áreas metropolitanas e centrais para transportar inúmeras conexões de 10 Gbps.

• Net5.5G Hyper-Converged DCN: a Huawei disponibiliza uma rede de data center 800 GE de alta densidade para fornecer poder de computação eficiente e plug-and-play.

Também durante o evento, a Huawei lançou a solução de fibra até o escritório (Fiber to the Office, ou FTTO) 2.0 para redes corporativas de 10 Gbps. O produto acompanha as tecnologias XGS-PON Pro e WiFi 7.

Telefónica Tech

A unidade de tecnologia da Telefónica fez uma demonstração de um processo industrial totalmente automatizado e digitalizado. A apresentação consistia na fabricação de chaveiros com o logotipo da tele. De forma prática, dois braços robóticos e uma câmera de visão artificial realizavam o controle de qualidade das peças, com suporte de uma rede 5G. A IA orientava as ações dos braços mecânicos. O processo é registrado por meio do serviço blockchain, conferindo rastreabilidade detalhada das diferentes fases de fabricação dos itens. A autenticidade do serviço pode ser conferida mediante um QR Code da operadora.

Qualcomm

A Qualcomm apresentou na feira o IA Hub, uma plataforma que disponibiliza 75 modelos de IA pré-otimizados para desenvolvedores. A solução pode ser integrada a aplicações que usam tecnologias da fornecedora, como chips da linha Snapdragon.

A empresa também levou para o evento o modem Snapdragon X80 5G, que se trata de um chipset de 5G Avançado com suporte à conexão satelital (NB-NTN). No campo da conectividade, a Qualcomm ainda anunciou o FastConnect 7900, um chip desenvolvido para redes de WiFi 7, Bluetooth e banda ultralarga (Ultra Wideband).

Intel

A Intel anunciou a Plataforma Edge, uma solução modular e aberta que permite que as empresas construam, implantem e gerenciam soluções de borda com IA em hardware padrão. A ferramenta deve chegar ao mercado no final do primeiro trimestre deste ano.

Além disso, a empresa apresentou o processador Intel Xeon com aceleração de IA integrada, sob o codinome Granit Rapids-D. Outra novidade é o chipset Intel Xeon de última geração para núcleo 5G. Desenvolvido em colaboração com fornecedores de software de 5G Core, o processador de código Sierra Forest demonstra uma melhoria de 2,7x no desempenho por rack.

China Mobile

O destaque da operadora na feira foi o cartão SIM quântico. O material utiliza criptografia quântica para proteger os dados do usuário e evitar vazamento de informações. Vale lembrar que a computação quântica, ainda uma tecnologia emergente e que promete ampliar sobremaneira a capacidade de computadores, também foi tema de um painel no evento.

Orbic

A empresa de inovação eletrônica sustentável Orbic aproveitou o MWC 2024 para mostrar a sua eBike, uma bicicleta equipada com IA e habilitada para 5G. Por meio da conectividade de quinta geração, a inteligência incorporada atua para detectar objetos e obstáculos no trajeto, com a intenção de prevenir colisões. A bicicleta também alerta o ciclista sobre veículos que se aproximam por trás.

Infinix

Licenciada no Brasil pela Positivo, a fabricante de smartphones premium Infinix anunciou uma tecnologia que, em suas palavras, “redefine a experiência de jogos mobile”. A solução utiliza IA e o chipset MediaTek Dimensity 9300 para melhorar o processamento gráfico, a jogabilidade e a renderização de games em dispositivos móveis. A tecnologia ainda acompanha o sistema CoolMax, que diminui a temperatura do aparelho em até 10 ºC.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1136