Motorola Solutions obtém vitória sobre a Hytera em disputa por patentes nos EUA
A Motorola Solutions comunicou ao mercado ontem (4) que obteve uma vitória na disputa por patentes que trava com a fabricante de rádios rival Hytera. As empresas lutam na Comissão de Comércio Exterior (ITC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos desde março de 2017. Na época, a Motorola Solutions denunciou a violação de quatro patentes por parte da rival. As patentes tratam de equipamentos e sistemas bi-direcionais de rádio, software e até componentes.
Uma juíza da ITC considerou a Hytera culpada de violar a propriedade intelectual. Recomendou que o governo dos EUA impeça a importação de produtos da Hytera que violam as patentes para o mercado norte-americano. Também emitiu ordem para que produtos disponíveis no mercado local sejam retirados de circulação.
Outros juízes da autarquia ainda precisam se pronunciar. O posicionamento final da ITC será emitido até 6 de novembro e encaminhado para o presidente norte-americano Donald Trump, que acatará ou recusará a decisão em até 60 dias. Até lá, a Hytera continua autorizada a comercializar os produtos.
A empresa asiática avisa usará o tempo para pedir revisão do veredito na ITC, e defende-se, afirmando que vai provar não ter violado as patentes. Ressalta que a Motorola Solutions acusou a empresa de violar sete patentes, mas a autarquia reconheceu violação de apenas quatro. Diz, ainda, que novos produtos, que não dependem das tecnologias em questão, foram colocados no mercado, minimizando o impacto de qualquer decisão negativa. (Com agências internacionais)