Minsait realiza Data Center Moving para Vivo
A Minsait foi escolhida pela Vivo para realizar o Data Center Moving das plataformas de OSS da operadora, transferidas de Barueri (SP) para outros dois endereços em São Paulo. A mudança começou em meados de abril de 2022, com o planejamento das predecessoras, conectividades, infraestrutura, gestão da continuidade do negócio e das mudanças planejadas e executadas pelo time da Transformação Digital de Redes da Vivo.
A última migração ocorreu no mês de novembro, uma operação coordenada pela Minsait, que realizou a gestão end to end da mudança, apoiando a operadora com um processo de gestão completo, que incluiu planejamento, diagnóstico do ambiente, elaboração de documentação técnica, gestão logística, desativação e ativação nas plataformas físicas e lógicas na origem e destino, além de alinhamentos com as diversas equipes do cliente envolvidas na migração. Para realizar o moving, a Minsait contou com o apoio do parceiro Vertis Solutions, empresa especializada em suporte de plataformas e serviços de rede.
Com a mudança, a Vivo buscava obter ganhos de desempenho e custos operacionais. Porém, processos de Data Center Moving podem ser bastante críticos, além de representar determinados riscos para o cliente.
“No caso da operadora, um processo mal conduzido poderia ocasionar impactos no monitoramento da qualidade do serviço, além de comprometer informações que devem ser reportadas, em cumprimento às exigências da Anatel”, explica Marcos Alves, Senior Account Manager da Minsait, responsável pelo relacionamento comercial com o grupo Telefônica.
Para mitigar esses riscos, a Minsait e a Vivo elaboraram um plano que compreendeu 16 ondas de migração, divididas em cinco meses de projeto. Ao todo, foram movimentados mais de 250 equipamentos, realizadas mais de 1.400 conexões, além da migração de uma dezena de plataformas e sistemas legados, sem impacto ao negócio.
“Este projeto foi desafiador do primeiro ao último dia. O pleno sucesso foi atingido porque foram utilizadas práticas de gestão de projetos, altíssimos conhecimentos operacionais de infraestrutura e aplicações. Tudo foi minunciosamente analisado, testado e documentado antes da migração ocorrer”, comenta Fabio Stellato, Diretor de Serviços ao Cliente da Vivo. (Com assessoria de imprensa)