Ministério da Gestão e Inovação anuncia Secretário e presidente da Dataprev

Além dos dois nomes anunciados oficialmente, pasta também terá Elisa Leonel, ex-superintendente da Anatel, como Secretária de Coordenação das Estatais

Crédito: Fotolia

A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação, anunciou hoje, 16, dois nomes que passam a compor oficialmente os quadros da pasta: O auditor da Receita Federal Rogério Mascarenhas irá ocupar a Secretaria de Governo Digital e Rodrigo Assunção será o novo presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), órgão vinculado ao MGI e já presidido por Assunção entre os anos de 2008 e 2017.

Rogério Mascarenhas é auditor da Receita Federal, formado em Informática (Matemática) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com experiência na implantação de projetos na área da tecnologia da informação, inovação tecnológica e governança corporativa e fez parte da diretoria da Dataprev de 2008 a 2017.

Com MBAs na área de tecnologia, incluindo Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/EBAPE) e Governo Eletrônico pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais (UNA), também possui MBA em Direito Previdenciário pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mascarenhas participou ainda do Programa Executivo de Competências para Liderança (LEAP) pela School of Public and Environmental Affair da Universidade de Indiana nos Estados Unidos.

À frente da Secretária de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, ficará responsável pela formulação e implementação da Estratégia de Governo Digital da Administração Pública Federal. Também estão entre suas atribuições o processo de transformação digital e simplificação de serviços públicos e oferta de novas tecnologias aos órgãos e entidades federais, tudo com vistas à melhoria do acesso da população às políticas púbicas. A área também responde pela governança e compartilhamento de dados, apoio à segurança da informação e proteção a dados pessoais, além de promover ações de cooperação em governo digital com estados, municípios e o Distrito Federal.

Dataprev

O próximo presidente da Dataprev será Rodrigo Assumpção. Ele é bacharel em História, com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como consultor especializado em gestão de TIC e modernização digital junto a organismos internacionais, incluindo Banco Mundial, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS). Atualmente é Especialista em Sistemas de Gestão e Informação junto ao departamento de proteção social da OIT.

Rodrigo Assumpção já havia presidido a Dataprev, entre dezembro de 2008 e março de 2017. Neste período ele liderou uma profunda transformação, que resultou em enorme aumento de rentabilidade e eficiência. A renovação e certificação operacional TIER III de três datacenters e a migração para plataforma baixa de vários sistemas críticos se destacam como iniciativas bem sucedidas da sua gestão.

Anteriormente, ocupou o cargo de secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para o qual foi designado em 2003. Assumpção também atuou como educador no Instituto Cajamar, foi coordenador da área de governo eletrônico da Prefeitura de Santo André (SP) e diretor do Instituto Florestan Fernandes e da ONG Sampa.Org, ambos na capital paulista, realizando projetos de inclusão digital.

A Dataprev, empresa pública de tecnologia vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação, tem a missão de prover soluções digitais e de TI para o governo, o que inclui o processamento mensal de 37 milhões de benefícios previdenciários e, também, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Abono Salarial e Seguro-Desemprego.

A ministra Esther Dweck pediu que o atual presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, continue à frente da empresa enquanto Assumpção operacionaliza sua liberação funcional junto a organismo internacional nos próximos meses. Na conversa, a ministra agradeceu a Canuto pelo seu trabalho e pelo seu compromisso com o serviço público demonstrado por aceitar esta tarefa até março.

Secretaria de Coordenação das Estatais

O Tele.Síntese confirmou ainda a nomeação de Elisa Leonel para o cargo de Secretária de Coordenação das Estatais no Ministério da Gestão e Inovação. Atualmente Diretora de Relações Corporativas e Negócios Responsáveis da empresa DialMyApp, cargo que assumiu em novembro, Leonel tem larga experiência no setor público.

De maio de 2013 até maio de 2022 esteve à frente da Superintendência de Relações com Consumidores. Antes de ir para a Anatel, ocupou cargos de assessoria no Ministério das Comunicações e na Presidência da República.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111