Minicom anuncia o lançamento do cabo submarino EllaLink

O cabo de 6 mil KM da EllaLink será lançado em Fortaleza, no Ceará e chegará à cidade de Sines, em Portugal e não contará com qualquer participação da estatal brasileira Telebras.

O ministro das Comunicações, Fábio Farias, anunciou hoje, 10, o lançamento do cabo submarino do consórcio privado EllaLink, que ligará o Brasil ao continente europeu, aportando nas cidades de Fortaleza no Ceará e Sines, em Portugal. A construção desse cabo estava prevista há vários anos, e teria a participação da Telebras como sócia, que deixou a sociedade por falta de recursos, e que depois iria assegurar a sua viabilidade com garantia firme de compra de capacidade. Mas hoje, o representante do projeto, Marcelo Nehder, disse que não haverá qualquer participação da estatal brasileira.

Conforme o Minicom, a estimativa é de que o projeto esteja concluído até meados de 2021 e  para o qual serão investidos R$ 1 bilhão. O projeto permitirá tráfego de dados de 72 Tbps e latência de 60 milissegundos e a rede terá uma extensão de 6 mil Km.

Decreto da segurança nacional

Farias não quis comentar, durante a solenidade de anúncio de um projeto de iniciativa privada, o decreto publicado hoje pelo governo que define a Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas, entre as quais as redes de telecomunicações. Esse decreto estabelece que o interesse da “segurança nacional” deve preponderar mesmo sobre as redes privadas de banda larga.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10485