Mercado mundial de small cell cresce 44% em 2015
O mercado mundial de small cells cresceu 44% em 2015. No ano que passou, a venda desses equipamentos movimentou US$ 1,2 bilhão. Comparado ao mercado de equipamentos de redes móveis, no entanto, o valor é pequeno. As vendas de infraestrutura 2G e 3G movimentou US$ 22 bilhões.
Os números foram reunidos pela empresa de pesquisa de mercado IHS, e levam em conta dados oficiais das operadoras mundo afora. Como os usos e aplicações das células são diferentes, os volumes de produção e o retorno que dão aos fornecedores também variam muito. Ao todo, as fabricantes venderam 1,4 milhão de small cells. Neste ano, o número será superior ao de células tradicionais.
Excluindo-se a China, em 2015 esse número já foi maior. Cerca de 68% dessas antenas foram vendidas na Ásia-Pacífico. A IHS afirma que, como esperado, esses equipamentos estão sendo destinados à cobertura indoor. Mas uma fração também está sendo aplicada para prover cobertura em pontos rurais ou remotos.
Mas, com valor muito mais baio que o de uma microcélula, a expectativa não é multiplicar o faturamento. Até 2019 as vendas de small cells serão de, no máximo, US$ 2 bilhões, calcula a IHS.
As principais fabricantes foram Airvana, Alcatel-Lucent (agora, Nokia), Cisco, ip.access e SpiderCloud. A IHS não revelou, no entanto, o market share por fornecedores neste mercado. Não falta, porém, concorrência. Outros fornecedores do setor são Airspan, Argela, Contela, Ericsson, Fujitsu, Huawei, Juni, NEC, QuCell, Samsung, SK Telesys, Ubee Interactive, Ubiquisys e ZTE.